segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O Natal da nossa cozinha: Arroz integral com lentilhas vermelhas e bardana

Está aí uma raiz que gosto: a tal da bardana. Conheci essa incrível raiz por caso, em um dia de passeio pelo hortifruti. Comprei sem saber o que era, porque cá entre nós não algo muito bonito e chamativo para se experimentar sem conhecer. Mas como gosto dessas coisas, trouxe pra casa. Aí fui pesquisar sobre a tal da raiz. Como fazia, o que era, como comia... essas coisas. Descobri que é um excelente alimento, muito comum na culinária japonesa e com altas propriedades nutritivas e medicinais. Essa incrível e feia raiz, é rica em proteínas, fibras, vitaminas, fósforo e sais minerais. E é um ótimo desintoxicante. E quer saber o melhor de tudo?  É gostosa! Depois que provei adorei e sempre compro. Quando der, compre uma bardaninha e prove!

Essa é a famosa raiz de bardana!

Bom, agora falando da receita! Além de ser um lindo prato, é muito nutritivo e faz super bem. Arroz integral, com lentilhas e bardana: essa mistura pode facilmente se tornar um prato único e super saudável (se não estivéssemos falando de Natal....rs). Prepare esse arroz na sua casa. Você não vai se arrepender!

Ingredientes:
o  01 xícara de arroz integral
o  01 xícara de lentilha vermelha libanesa
o  02 dentes de alho picados
o  01 colher de sopa de cebolinha francesa picada
o  04 colheres de sopa de salsa crespa picada
o  1/2 xícara de caldo de legumes
o  bardanas cortadas em tiras e com casca a gosto - eu usei 1/2 xícara
Não descasque suas bardanas! É na casca que estão contidos a maioria dos nutrientes!
o  gengibre em pó a gosto
o  azeite / sal / pimenta a gosto

Modo de preparo:
o  Cozinhe o arroz integral até ficar al dente. Uma boa dica é colocar na panela de pressão, sempre com o dobro de líquido. Neste caso, usei 02 xícaras de caldo de legumes para cozinhar 01 xícara de arroz. Assim que começar a pressão, reduza o fogo ao mínimo e cozinhe por 20 minutos (no relógio!). Após cozido, reserve.
o  Essa lentilha cozinha muito rápido, então coloque-a em pouca água, só para cobrir e deixe até ferver. Assim que ferver, fique de olho, pois se cozinhar demais vira uma papa! Deixe-a ficar al dente. Escorra e reserve.
o  Aqueça uma frigideira larga com azeite e refogue o alho, a cebolinha e 1 colher da salsinha. Refogue em fogo baixo por uns 3 minutos.
o  Adicione a bardana e o caldo de legumes. Tempere com sal e pimenta e deixe em fogo baixo até a bardana ficar cozida (também al dente - Gosto dela durinha, como se fosse a textura de cenoura crua, que você morde e faz crac!) e o caldo começar a secar.
o  Acrescente o arroz, a lentilha e o restante da salsinha. Tempere com o gengibre em pó, regue com azeite e misture bem, deixando no fogo por somente uns 2-3 minutos. Não deixe por muito tempo e não mexa muito para o arroz não empapar e a lentilha não cozinhar demais e desmanchar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário