sexta-feira, 8 de abril de 2011

Pequenas delícias de berinjela, abobrinha e tofu

Conforme já declarei aqui, sou uma fã incondicional de berinjela (e abóbora... e batata baroa), enfim, gosto muito de berinjela. Um dia, estava andando em um shopping e entrei em uma loja de produtos naturais e afins - tipo Mundo Verde - e comprei tofu defumado. Tofu é um queijo feito de soja, que é rico em proteínas e minerais. Na minha opinião, ele não tem um gosto muito interessante. Não é ruim, mas também não é uma delícia. Acho meio sem graça, mas é uma boa saída para quem não pode comer laticínios ou para quem é vegetariano e não come derivados de animais. Bom, a minha ideia era fazer um salteado de legumes com tofu, mas chegando na cozinha tudo mudou!! É porque um dia, fui fazer umas berinjelas com molho adocicado de vinagre balsâmico; aí quando o molho já estava pronto e foi misturado à berinjela, achei que faltava algo.... adivinhem o que eu coloquei?? O tofu defumado que havia comprado!!! hehehe. Ficou uma delícia e completou totalmente os sabores que faltavam.
As vezes a gente pensa em uma coisa e quando chega na cozinha, acaba tendo outras ideias, mudando completamente o rumo da receita. Isso é muito legal, por isso adoro cozinhar!! Vejam a receita abaixo.
Ingredientes:
1/4 de xícara de vinagre balsâmico
05 colheres de sopa de mel
1 1/2 xícara de água
01 colher de sopa de açúcar mascavo
01 berinjela pequena
01 abobrinha pequena
35g de tofu defumado cortado em tirinhas
Sal  / pimenta / azeite a gosto
Modo de preparo:
Coloque os 4 primeiros ingredientes em uma panela em fogo baixo e deixe fervendo até reduzir e o molho ficar espesso. Apague o fogo. Caso engrosse demais, coloque um pouco mais de água. Corte a berinjela e a abobrinha em rodelas. Pincele as rodelas de berinjela com esse molho. Em um tabuleiro untado com azeite, coloque uma rodela de abobrinha, regue com um fio de azeite e tempere com sal e pimenta. Por cima da abobrinha, coloque uma rodela de berinjela pincelada com o molho. Em cima da berinjela, algumas tirinhas de tofu. Cubra com outra fatia de abobrinha temperada (com sal, pimenta e azeite) e finalize com uma rodela de berinjela, também pincelada. Faça vários montinhos desses até os legumes acabarem. Se desejar, salpique uma colherzinha de chá de queijo parmesão ralado por cima. Cubra com papel alumínio e leve ao forno (180ºC) por 30 minutos, ou até os legumes cozinharem. Depois retire o papel alumínio, aumente a temperatura para 280ºC e deixe por mais 10 minutos para gratinar em cima das berinjelas.
Bom apetite para todos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário