segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Peixe assado com batata baroa (mandioquinha), tomate e cebola

Hoje é dia de peixe!! Na verdade, todo dia é dia de peixe. Tô parecendo o dono da peixaria falando..... rs. Mas como já disse em outro post, adoro peixes. Pra quem não está acostumado, vá comprando e comendo aos poucos, tipo uma vez por semana. Faz muito bem e é super leve. Muito bom para comer a noite ou em um dia de calor, depois da praia!
Esse peixinho que fiz, foi super rápido e prático; então, quem tiver medo de cozinha, ou de peixe, tente fazer essa receita. Vá a peixaria e peça um peixe já cortado em filés. Nesta receita usei o congro rosa, que estava bem fresquinho. Procure usar um peixe de carne branca, tipo o cação, pescada, congro, robalo... o peixeiro te ajuda a escolher. Já a batata baroa (como é conhecida no Rio de Janeiro), mais conhecida como mandioquinha na maioria das regiões do Brasil, é uma excelente hortaliça para se fazer (e comer!!). Cozinha rápido e tem um sabor delicioso.Compre sempre as mais lisinhas e durinhas. Chegando em casa, arregace as mangas e vá a luta!!
Ingredientes:
1kg de filé de peixe (de sua preferência)
suco de 1/2 limão
02 tomates cortados em rodelas
01 cebola roxa cortada em rodelas
100g de batata baroa descascada e cortada e rodelas
azeite a gosto
noz-moscada / curry a gosto
sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Tempere os filés de peixe com o suco de limão, sal, pimenta, azeite, noz-moscada e curry. Não coloque muito tempero senão o sabor do não ficará apurado e o prato só terá gosto do tempero. Unte uma assadeira com azeite e coloque os filés no centro. Por cima do peixe, coloque as rodelas de tomate, sal, azeite e as rodelas de cebola, completando com um pouco mais de sal. Em volta do peixe, coloque as rodelas da batata, salpicando um pouquinho de sal e pimenta por cima delas. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno (180ºC) por uns 20 minutos. Se achar necessário, coloque um pouco de água no fundo da assadeira para cozinhar as batatas e o peixe. Após os 20 minutos, retire o papel-alumínio e aumente a temperatura para 250ºC. Deixe no forno até as batatas começarem a dourar e o liquido do cozimento secar.
Bom apetite!!

5 comentários: