segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Peixe assado com batata baroa (mandioquinha), tomate e cebola

Hoje é dia de peixe!! Na verdade, todo dia é dia de peixe. Tô parecendo o dono da peixaria falando..... rs. Mas como já disse em outro post, adoro peixes. Pra quem não está acostumado, vá comprando e comendo aos poucos, tipo uma vez por semana. Faz muito bem e é super leve. Muito bom para comer a noite ou em um dia de calor, depois da praia!
Esse peixinho que fiz, foi super rápido e prático; então, quem tiver medo de cozinha, ou de peixe, tente fazer essa receita. Vá a peixaria e peça um peixe já cortado em filés. Nesta receita usei o congro rosa, que estava bem fresquinho. Procure usar um peixe de carne branca, tipo o cação, pescada, congro, robalo... o peixeiro te ajuda a escolher. Já a batata baroa (como é conhecida no Rio de Janeiro), mais conhecida como mandioquinha na maioria das regiões do Brasil, é uma excelente hortaliça para se fazer (e comer!!). Cozinha rápido e tem um sabor delicioso.Compre sempre as mais lisinhas e durinhas. Chegando em casa, arregace as mangas e vá a luta!!
Ingredientes:
1kg de filé de peixe (de sua preferência)
suco de 1/2 limão
02 tomates cortados em rodelas
01 cebola roxa cortada em rodelas
100g de batata baroa descascada e cortada e rodelas
azeite a gosto
noz-moscada / curry a gosto
sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Tempere os filés de peixe com o suco de limão, sal, pimenta, azeite, noz-moscada e curry. Não coloque muito tempero senão o sabor do não ficará apurado e o prato só terá gosto do tempero. Unte uma assadeira com azeite e coloque os filés no centro. Por cima do peixe, coloque as rodelas de tomate, sal, azeite e as rodelas de cebola, completando com um pouco mais de sal. Em volta do peixe, coloque as rodelas da batata, salpicando um pouquinho de sal e pimenta por cima delas. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno (180ºC) por uns 20 minutos. Se achar necessário, coloque um pouco de água no fundo da assadeira para cozinhar as batatas e o peixe. Após os 20 minutos, retire o papel-alumínio e aumente a temperatura para 250ºC. Deixe no forno até as batatas começarem a dourar e o liquido do cozimento secar.
Bom apetite!!

24 comentários:

  1. vou comprar os ingredientes e fazer depois digo como ficou, bjos

    ResponderExcluir
  2. Já tá no forno... com certeza ficará mto gostoso!!! Obrigada Lívia! Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Uma delícia!!! Valeu! Vou ficar esperando novas receitas práticas e saudáveis! Parabéns Lívia!

    ResponderExcluir