quarta-feira, 27 de junho de 2012

Sopinha de missô com cogumelos e bifum


Essa sopinha é fresquinha!! Foi feita ontem e como gostei do resultado e o tempo por aqui ainda anda friozinho, quis postar logo!
Bom, super rápida e fácil de ser feita, essa sopa tem um gostinho bom de missô (adoro!) e leva uns toques picantes de gengibre e dedo-de-moça. O bifum cozinha nesse caldinho gostoso e fica uma delícia!
Se você não sabe o que é missô, explico agora: é uma massa de soja feita com soja, arroz e sal. Depois ela é naturalmente fermentada. Simples né! Existem duas versões por aí nos mercados: a missô aka e a missô shiro. A primeira tem um sabor mais forte e uma coloração mais escura. Já a segunda versão, leva mais arroz na composição, então é mais clarinha e mais suave. Se quiser experimentar, tente começar pela mais fraca.
Já o bifum é um macarrão levinho, feito de arroz. Não tem glúten, nem farinha, nem nada... só arroz! Não é gorduroso, apenas tem as calorias e carboidratos provenientes do arroz. Fica ótimo com legumes, em caldos e sopas.
A receita é simples! Vamos começar?

Ingredientes:
o  1/2 cebola roxa picada
o  gengibre picado a gosto
o  1/2 pimenta dedo-de-moça sem sementes picada
o  folhas de limão kaffir a gosto - dão um super gosto cítrico! São vendidas secas em lojas de produtos asiáticos. Não é a mesma coisa da folha fresca, mas é o que conseguimos por aqui.
o  250g de cogumelos de paris frescos, cortados em 4
o  04 colheres de sopa de missô
o  01 litro de água
o  50g de bifum - se quiser que tenha mais macarrão na sua sopa, coloque mais.
o  cebolinha francesa picada a gosto

Modo de preparo:
o  Aqueça uma panela com azeite e refogue a cebola, o gengibre, a pimenta e as folhas de limão.
o  Deixe aromatizar em fogo baixo.
o  Acrescente os cogumelos e refogue por uns 5 minutos.
o  Adicione o missô e misture bem para desmanchar.
o  Depois que os cogumelos tiverem macios, coloque a água.
o  Deixe ferver por 7-10 minutos.
o  Acrescente o macarrão e deixe cozinhando por uns 5 minutos, até ficar macio. Depois que ele cozinha, incha muito, então não exagere na quantidade.
o  Coloque a cebolinha e sirva quente.


13 comentários: