quinta-feira, 14 de abril de 2011

Creme de espinafre com almôndegas de frango e castanha-do-pará

Um dia desses a noite, me lembrei de uma receita que sempre comi durante a minha infância e só de pensar fiquei com água na boca, com vontade comer de novo: creme de espinafre. Eu me lembro que a minha avó fazia e batia no liquidificador, formando um creme bem verdinho e cremoso. Eu acho que ela colocava maizena e creme de leite (pouco saudável, talvez...) e eu adorava. Colocava por cima do arroz e comia.... Lembrando disso tudo e juntando com a vontade de comer, fui as compras para não só fazer o creme, mas também, de querer reinventá-lo, tornando-o mais saudável e saboroso. E do jeito que eu sou, um simples creme de espinafre não iria bastar. Tinha que ter mais coisa para dar um charme na receita! Aí que entram as almôndegas caseiras de frango com castanha-do-pará. Com essa receita deu para fazer uma boa quantidade de almôndegas, que sobraram e foram congeladas cruas. Delícia!
Além dessas duas receitas, vou ensinar também como se prepara um caldo de legumes caseiro (tipo o knorr), que é ótimo para ser acrescentado nas receitas (ao invés de colocarmos água, por exemplo), porém muito mais saboroso e saudável. Bom, acho que é isso! Vejam as receitas abaixo.
Caldo de legumes:
Na verdade, não existe uma receita ou regra certa para fazer um caldo de legumes. A ideia principal é fazer um caldo bem saboroso, que destaque o sabor das receitas.
Sendo assim, utilize os legumes que quiser em quantidades proporcionais - sempre lembrando que uns legumes tem o sabor mais acentuado que outros.
Vejam abaixo os legumes que utilizei:
Ingredientes:
01 cebola
03 dentes de alho
01 cenoura
02 batatas
salsão ou aipo (não coloque demais, pois tem um gosto forte)
abobrinha
abóbora
vagem
ervas frescas (utilizei alecrim, tomilho e orégano)
Modo de preparo:
Corte os legumes todos grosseiramente. Não se preocupe em deixar bonito, pois depois o caldo será coado. Refogue a cebola e o alho no azeite por uns minutos e acrescente os legumes. Refogue bem até começar a agarrar no fundo da panela. Cubra todos os legumes com água. Amarre os raminhos das ervas com um barbante e coloque na panela. Quando começar a ferver reduza o fogo ao mínimo e deixe cozinhando por bastante tempo, até perceber que o caldo reduziu à metade. Após chegar na redução esperada, coe todo o caldo. Caso não vá usar tudo em pouco tempo, congele o seu caldo de legumes em saquinhos ou em forminhas de gelo. Sempre que quiser utilizar, é só tirar do congelador!
   Dicas:
o Não se preocupe, pois não existe um tempo certo de cocção. A regra é: quanto mais tempo o caldo ficar cozinhando e reduzindo, mais saboroso ele fica.
o Não coloque sal no seu caldo.
o Claro que é uma pena desperdiçar e jogar fora todos os legumes. Eu costumo reaproveita-los fazendo uma sopinha: bato os legumes no liquidificador até virar um creme. Depois, refogo uns pedacinhos de frango com cebola em uma panela, coloco arroz integral e adiciono os meus legumes batidos com um pouquinho de água. Fica uma delícia!
Almôndegas de frango e castanha-do-pará:
Ingredientes:
400g de carne moída de frango
1/2 cebola picada
02 dentes de alho picados
30 unidades de castanhas-do-pará
01 colher de sopa de farinha de trigo integral
sal / pimenta a gosto
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes (exceto a farinha) no processador.Coloque a farinha, sal, pimenta e misture com as mãos. Faça bolinhas do tamanho de almôndegas e leve a geladeira para endurecer um pouquinho, enquanto o creme é preparado.
Creme de espinafre:
Ingredientes:
02 maços grandes de espinafre
03 dentes de alho
caldo de legumes a gosto
02 xícaras de leite desnatado
03 colheres de sopa de farinha de trigo integral
03 colheres de sopa de creme de leite light
noz moscada a gosto
sal / pimenta / azeite a gosto
Modo de preparo:
No azeite, refogue o alho por alguns segundos. Acrescente o espinafre e misture bem. Deixe refogando por uns 8 minutos. Vá acrescentando o caldo de legumes aos poucos (mais ou menos 01 concha - se achar necessário coloque mais). Abaixe o fogo, tempere com sal e pimenta e tampe a panela. Deixe até o espinafre ficar cozido e o caldo quase seco.
Bata o espinafre cozido no liquidificador com o leite, a farinha, o creme de leite  e a noz moscada até obter um creme. Despeje o creme na panela e leve ao fogo baixo novamente para engrossar.

Finalização:
Coloque a quantidade desejada de almôndegas para cozinhar no creme que está fervendo. Deixe cozinhando por uns 20-30 minutos e sirva quente.

2 comentários:

  1. Fiz essa receita hoje, servi com macarrão talharim e fez o maior sucesso. Deu tudo certinho, mas usei caldo de legumes em tablete.
    Obrigada por compartilhar! As castanhas deram um toque especial às almôndegas de frango. Delícia!

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria,
    Que bom que gostou! Realmente, essa receita ficou muito gostosa! Adoro espinafre e também adoro inventar almôndegas de frango... rs
    Obrigada pela visita!
    Bjos,
    Lívia.

    ResponderExcluir