domingo, 17 de abril de 2011

Filé de tilápia com falso pesto de espinafre e purê de grão de bico

Sabe quando a gente vai fazendo as coisas por impulso e não sabe muito bem o que está fazendo ou no que vai dar? Pois é... normalmente quando isso acontece comigo na cozinha, é certo que o meu impulso venha com muito amor e determinação. Essa sou eu na cozinha: uma pessoa completamente focada, determinada, apaixonada e muito, muito inspirada; talvez uma pessoa muito diferente do que sou quando não estou por aqui... acho que quando entro na cozinha me transformo e faço dar certo. Mesmo que dê errado as vezes, quando estou aqui, consigo perceber que é possível me acalmar, pensar e reverter o que seria um problema. Eu até me irrito e fico brava.... mas depois paro, penso e volto a ser a pessoa que normalmente não sou...
Com a receita de hoje o que aconteceu de diferente do planejado foi que eu deveria ter feito uma salada de grão de bico. Mas me distraí com todo o impulso do peixe e seu molhinho pesto de espinafre que quando fui tirar os grãos da pressão, tinham passado do ponto. Pensei: será que cozinho outro?  Mas não daria tempo, pois já era tão tarde e eu estava com muita fome.... Foi então que resolvi fazer esse purê, que achei que fez muuuuito mais sentido de comer junto com o peixe do que a salada que havia planejado. Achei o resultado delicioso!

Filés de tilápia com pesto de espinafre
Filés ainda crus na assaseira antes de irem ao forno
Ingredientes:
04 filés de tilápia
02 xícaras de folhas de espinafre
01 dente de alho
15 unidades de castanha-do-pará
01 colher de sopa de queijo parmesão ralado
02 colheres de sopa de azeite
Sal / pimenta a gosto
Modo de preparo:
Unte um tabuleiro com azeite e assente os filés. Tempere-os com sal e pimenta e reserve. Bata no processador ou no liquidificador o espinafre, o alho, a castanha, o queijo parmesão e o azeite até virar uma pasta. Besunte os filés com essa pasta de espinafre. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno (180ºC) por 30 minutos. Depois, retire o papel e asse por mais 10 minutos.


Purê de grão de bico
Ingredientes:
1 1/2 de grãos de bico
02 colheres de sopa de azeite
02 colheres de suco de limão
02 alhos-porós pequenos picadinhos
01 cenoura pequena ralada
Páprica / sal / pimenta a gosto
Modo de preparo:
Deixe o grão de bico de molho por umas 12 horas. Leve para cozinhar, cobrindo-os com bastante água. Cozinhe-os até ficarem bem macios. Bata no processador com o azeite, o suco de limão, 1/4 de xícara da água do cozimento, páprica e sal até ficar com a textura de um purê. Caso necessário, coloque mais água. Misture o alho-poró e a cenoura ao purê. Coloque no prato e assente o filé de peixe em cima. Regue com um fio de azeite e sirva quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário