quarta-feira, 20 de abril de 2011

1ª Páscoa do "A Cozinha de Casa" !

Olá a todos! Hoje é um dia muito especial pra mim, pois é a primeira Páscoa do blog! Estou muito feliz de estar postando essas receitas, que criei com tanto carinho para essa data tão especial!
Como todos sabem, é difícil seguir a alimentação light e saudável do dia-a-dia em ocasiões especiais como essa. Ainda mais quando junta um monte de gente.... porque você pode até tentar fazer comidas assim, mas as pessoas reclamam, a maioria não quer comer e por aí vai.... Então o que podemos fazer nessas datas, é amenizar um pouquinho as receitas e comidas, tentando evitar alguns ingredientes, por exemplo. Bom, foi isso que tentei fazer: não usei manteiga, nem fiz frituras; e mesmo sendo páscoa, não fiz chocolate para a sobremesa (já bastam todos os ovos que ganhamos, né?). Até tentei fazer uma guarnição com legumes, mas fui vetada.... então recorri ao palmito de pupunha, que não deixa de ser saudável e é bem mais aceito por todos em datas como essa.
O jantar de Páscoa foi maravilhoso e as comidinhas ficaram todas muito gostosas. Foi uma noite deliciosa, em todos os sentidos! Pois não tem coisa melhor que juntar amigos e pessoas queridas... Aproveito para agradecer a presença de todos!
Os pratos que fiz, são apenas sugestões do menu de um almoço de Páscoa. Claro que se quiserem mudar, substituir ou acrescentar algo, fiquem a vontade! E se tiverem alguma dúvida, podem me perguntar.
Obrigada e Feliz Páscoa!!

Entradinhas:
  • Torradas de bacalhau
  • Torradas de pastinha de camarão e alho-poró
  • Palmito de pupunha assado com ervas
Prato Principal:
  • Bolo de batata com peixe, camarão e mexilhão
Sobremesa:
  • Banana caramelizada com sorvete de creme





Entrada: Torradas

Recheio de bacalhau:
Ingredientes:
500kg de postas de bacalhau dessalgadas
04 xícaras de leite desnatado
02 dentes de alho
ramos de orégano fresco
1/2 cebola picada
01 colher de chá de cúrcuma ou açafrão da terra
1/4 de xícara de vinho branco seco
Queijo parmesão ralado na hora a gosto
Sal / pimenta / azeite a gosto
Modo de preparo:
Ferva o leite com o orégano e os dentes de alho. Coloque as postas de bacalhau e deixe cozinhando em fogo baixo até ficarem bem macios. Após cozidos, escorra-os do leite e desfie grosseiramente. Em um frigideira, refogue a cebola no azeite até murchar. Acrescente a cúrcuma, mexa e deixe cozinhando por mais uns 3 minutos. Acrescente o bacalhau desfiado e refogue por mais uns 7 minutos. Misture bem. Assim que começar a agarrar no fundo da panela, jogue o vinho e deixe evaporar um pouco. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por mais uns 5 minutos.Reserve.
Recheio de camarão:
Ingredientes:
400g de camarão limpo
02 dentes de alho amassados
um pedaço de gengibre picadinho
02 alhos-poró picadinhos (para salpicar por cima)
180g de ricota
01 colher de sopa de manjericão fresco 
Queijo parmesão ralado na hora a gosto
Sal / pimenta / azeite a gosto
Modo de preparo:
Refogue o alho e o gengibre no azeite até murcharem. Coloque os camarões mexendo bem. Tempere com sal e pimenta, reduza o fogo ao mínimo e deixe-os cozinhando até o caldo quase todo secar. Bata no processador junto com a ricota e o manjericão até virar uma pasta grossa.Tempere com sal e pimenta se achar necessário. Reserve.
Montagem das torradas:
Ingredientes:
Pães: eu usei dois de 6 grãos e 1 de açaí com granola
01 dente de alho
Azeite
Modo de preparo:
Corte os pães em fatias finas (mas não muito finas!). Esfregue o dente de alho em cima das fatias e leve ao forno por alguns minutos (uns 8-10) para ficarem um pouco crocantes. Retire do forno. 
   o Bacalhau:
Em cima de cada fatia de pão, coloque um montinho do bacalhau e salpique queijo parmesão ralado em cima.
   o Camarão:
Em cima de cada fatia de pão, espalhe um pouquinho de azeite. Coloque a pasta de camarão em cima e salpique o alho-poró. 
Leve as torradas ao forno até ficarem crocantes.  
Pupunhas assados:
Ingredientes:
500g de palmitos de pupunha in natura
alecrim, sálvia, tomilho e orégano picadinhos a gosto
sal grosso moído na hora a gosto
azeite a gosto
papel manteiga
Modo de preparo:
Corte uma folha de papel manteiga grande o suficiente para colocar os palmitos dentro e fechar formando um envelope. Coloque os palmitos dentro dessa folha. Adicione as ervas picadas, o sal e o azeite e misture bem entre os palmitos. Feche a folha de papel manteiga formando um envelope. Leve ao forno (220ºC) por aproximadamente 30 minutos ou até ficarem macios.

Prato principal: Bolo de batata com peixe, camarão e mexilhão
Ingredientes:
1,3 kg de batatas cozidas
02 colheres de sopa de mostarda escura
01 xícara de ervilhas congeladas
01kg de filés de peixe picados grosseiramente: linguado, merluza, namorado, cação
300g de camarão limpo
400g de mexilhão limpo
01 cebola picada
folhas de estragão e coentro picados
suco de 1/2 limão siciliano
1/4 de xícara de vinho branco seco
coloral a gosto
Queijo parmesão ralado a gosto
sal / pimenta / azeite a gosto
Modo de preparo:
Esprema as batatas cozidas, sem acrescentar nenhum líquido. Acrescente a mostarda, as ervilhas, sal e pimenta às batatas espremidas. Misture bem. O purê tem que ficar bem sequinho. Reserve. 
Em uma panela grande, refogue a cebola no azeite até murchar. Acrescente o peixe, os camarões e os mexilhões e misture bem. Acrescente as ervas picadas, o coloral, e o suco de limão. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar em fogo alto por uns 10 minutos. Por último, acrescente o vinho, deixando evaporar um pouco. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhando por mais uns 20 minutos para apurar bem o sabor. 
Montagem:
Coloque o recheio no fundo de um refratário. Cubra com o purê de batata, espalhando por igual. Salpique o queijo ralado por cima e leve ao forno (180ºC) por 30 minutos. Depois aumente o fogo para 250ºC, deixando por mais uns 10 minutos para dourar em cima.

 Prato principal: Banana caramelizada com sorvete de creme

Infelizmente, não tirei fotos dessa sobremesa.... mas confirmo que ficou gostosa. Bem simples e gostosa!
Ingredientes:
12 bananas prata cortadas em fatias
04 colheres de sopa de açúcar 
02 colheres de sopa de açúcar mascavo
01 colher de sopa de Karo (glucose de milho)
1/4 de xícara de água
01 canela em pau
sorvete de creme (ou seu preferido)
Modo de preparo:
Coloque os açúcares e o karo em uma panela (fogo baixo) até começarem a caramelizar e desmanchar. Acrescente as bananas, a água e a canela. Tampe a panela e deixe cozinhar até a calda ficar grossa e com cor de caramelo. Sirva com o sorvete.

Uma feliz Páscoa e um excelente feriado para todos!!

Um comentário:

  1. Caraca, essa torrada é muito gostosa, muito boa sério, sem sombra de dúvida a melhor que eu ja provei, muito bom mesmo.
    EXPERIMENTEM !

    ResponderExcluir