sexta-feira, 11 de março de 2011

Lagostins com couve-flor, aspargos e nirá

A receita de hoje é especial!!! E como! Fui ao mercado um dia e vi uns lagostins vendendo. Óbvio que comprei né... Aproveitei e passei no hortifruti para comprar os acompanhamentos do meu lagostim: couve-flor, nirá e aspargos.

  • Pra quem não sabe, nirá é o broto do alho. Também conhecido popularmente como alho japonês. É muito gostoso e tem sabor parecido com o do alho, porém bem mais suave.

Bom, corri direto pra cozinha de casa. Chegando lá, mãos a obra!! E ah! Uma dica infalível: o segredo desses pratos está sempre no caldo produzido. Então prepare um delicioso e saboroso caldo, que já é meia receita andada. Vamos lá:
Preparo dos lagostins - parte I:

o Para essa receita usei uns 14 lagostins (tentei comprar os maiores que tinham.)

1 -  Retire a cabeça do lagostim puxando com a mão.

2 -  Coloque o lagostim em uma tábua. Apoie uma faca grande na parte inferior do corpo do lagostim.

3 -  Bata levemente em cima da faca pressionando, para que a casca se quebre e solte da carne.

4 -  Puxe a carne cuidadosamente, que estará solta da casca. 

5 -  Guarde as cascas e cabeças para o preparo do caldo.
6 -  Tempere a carne com sal, pimenta do reino moída, azeite e suco de limão siciliano (1/2 limão é suficiente). Reserve na geladeira.

Caldo de lagostins com espumante
Ingredientes:
02 cenouras pequenas
01 cebola pequena
03 dentes de alho
folhas de alho-poró a gosto
um pedacinho de aipo (salsão)
02 xícaras de espumante brut
água (quantidade suficiente)
Modo de preparo:
Corte os legumes grosseiramente e em uma panela grande, refogue no azeite. Acrescente as cascas e as cabeças dos lagostins e refogue em fogo alto por mais uns minutos até começar a agarrar no fundo da panela. Adicione o espumante, deixe evaporar um pouco e cubra todo o conteúdo restante da panela com água. Reduza o fogo ao mínimo, tampe a panela e deixe cozinhando por umas 2 horas ou mais (para o sabor ficar bem apurado). Após esse tempo, o caldo irá reduzir bastante e ficará bem saboroso. Coe todo o caldo, jogando fora os legumes e cascas. Volte somente o caldo coado para a panela e deixe fervendo para reduzir mais.

Guarnição de legumes
Ingredientes:
01 couve-flor pequena cortada em flores
08 aspargos finos cortados em 03 partes (descarte a base dos aspargos - parte mais grossa e mais clara, pois é muito dura)
1/2 xícara de nirá cortado em 03 ou 04 partes (vai depender do tamanho dos nirás)
1/2 cebola picada
01 xícara de água
01 colher de sopa de molho de peixe (nam plá)
Sal / pimenta / azeite a gosto
Modo de preparo:
Refogue a cebola no azeite até murchar bem. Adicione a couve-flor e deixe refogar por uns 10 minutos. Acrescente a água e cozinhe até a couve-flor ficar macia e a água evaporar. Adicione os aspargos, o nirá e o molho de peixe, deixando refogar por mais uns 5 minutos. Tempere com sal e pimenta e tampe a panela até os legumes ficarem cozidos, porém ainda durinhos para que não desmanchem. Reserve para servir com os lagostins.
Preparo dos lagostins - parte II:

Cozinhe os lagostins no caldo coado por uns 08 minutos. Não deixe cozinhar demais. Retire-os do caldo e reserve.
Molho: Acrescente ao caldo 1/2 xícara de creme de leite fresco (pasteurizado) e deixe fervendo por 10 minutos em fogo baixo.
Montagem do prato: Coloque os legumes no centro do prato e arrume os lagostins em volta. Jogue o molho por cima dos legumes e dos lagostins e sirva.
Bom apetite!!

3 comentários:

  1. Olá, tenho plantado na minha horta o nirá e procurava uma receita para fazer e publicar no meu blog e me deparo com a sua cozinha. Adorei! Já estou te seguindo e acho que levarei algumas receitinhas daqui para eu experimentar e se publicar eu colocarei um link para cá ok?
    Dê uma passadinha lá na minha cozinha vou adorar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá, tenho plantado na minha horta o nirá e procurava uma receita para fazer e publicar no meu blog e me deparo com a sua cozinha. Adorei! Já estou te seguindo e acho que levarei algumas receitinhas daqui para eu experimentar e se publicar eu colocarei um link para cá ok?
    Dê uma passadinha lá na minha cozinha vou adorar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Lourdes!
    Você planta nirá? Que legal!! Adoro esse verdinho, mas por aqui é tão caro...
    Fique a vontade pra fazer as receitas!
    Obrigada!

    ResponderExcluir