quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Baião de dois vegetariano

Conforme já havia falado aqui algumas vezes, de vez em quando tenho umas ideias que vem na minha cabeça do nada.... tipo, surgem de repente. E aí, não dá pra esperar, porque senão elas esfriam e acabam morrendo..... Aí já sabem, né?? Mãos a obra! Pois bem! Ontem a noite, tinha ido ao hortifruti repor os legumes e verduras da minha geladeira. Quando estava quase chegando em casa, veio a ideia na minha cabeça: "Vou fazer um baião de dois vegetariano!" Tipo, fazer uma versão saudável do tão famoso e delicioso prato nordestino. Bom, usei tudo que tinha em casa: arroz integral 7 grãos, feijão azuki e vários legumes. Só faltou o tofu, para complementar o prato (ao invés do famoso e gorduroso queijo coalho). Mas como não tinha planejado essa receita, fiquei sem o tofu.... O resultado ficou ótimo! Do jeito que eu esperava. Bem saboroso e colorido! Além do mais, muito saudável e riquíssimo em valores nutricionais. Bom, vamos receita!

Para o feijão:
Ingredientes:
1/2 xícara de feijão azuki lavado
03 xícaras de água
01 pedaço de gengibre
01 dente de alho descascado
Sal a gosto
Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes acima em uma panela e deixe o feijão cozinhando por cerca de 1 hora, ou até ficar macio. Não deixe cozinhar demais, para não desmanchar. Retire o pedaço de gengibre e o alho. Se necessário escorra o caldo e reserve o feijão.

Para o arroz:
Ingredientes:
1/2 xícara de arroz integral 7 grãos
02 xícaras de água
Sal a gosto
Modo de preparo:

Coloque os ingredientes acima em uma panela e deixe o arroz cozinhando até a água secar, ou os grãos ficarem macios. Reserve o arroz cozido.
Para os legumes:
Ingredientes:
02 colheres de sopa de cebola picada
02 dentes de alho
05 aspargos verdes cortados em cubos
03 colheres de sopa de alho-poró em rodelas finas
01 colher de sopa de pimentão vermelho em cubos
01 colher de sopa de pimentão amarelo em cubos
02 colheres de sopa de cenoura ralada
Azeite / sal / pimenta a gosto
Modo de preparo:
Refogue a cebola e o alho no azeite até murcharem. Acrescente o aspargo e deixe cozinhar por uns 7 minutos. Em seguida, adicione os pimentões, o alho-poró e a cenoura, mexendo e misturando bem. Deixe cozinhar por alguns minutos em fogo baixo.
Acrescente o arroz e o feijão escorridos e previamente cozidos a esse refogado de legumes, mexendo sempre para não agarrar no fundo. Mexa bem para que os sabores se misturem. Tempere com sal e pimenta e retire do fogo.

Para finalizar:
Ingredientes:
01 colher de sopa de colorau ou urucum em pó
coentro e hortelã rasgados grosseiramente a gosto
01 colher de sobremesa rasa de suco de limão
Modo de preparo:
Acrescente os ingredientes acima ao baião já pronto e fora do fogo. Misture bem e sirva.
Bom apetite!


Nenhum comentário:

Postar um comentário