sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Salada especial de couve-flor e brócolis e lulas recheadas

Hoje serei bem sucinta em meu texto, pois a receita que postarei será um pouquinho comprida. Mas não se assustem!! Só comprida e não complicada! Bom, o negócio é o seguinte: para hoje, temos uma refeição completa! É uma salada de couve-flor, brócolis, quinoa e tomates assados acompanhada de lulas recheadas com uma mistura de palmito de pupunha, alho-poró e ricota. E aí, pra acompanhar tudo isso, uns tomatinhhos cereja salpicados com castanha-do-pará e azeite. Tudo muito fácil de fazer e muito gostoso. Só um pouco demorado devido as quantidades de etapas. Então vamos lá:
Salada de couve-flor e brócolis
Ingredientes:
1/4 de xícara de quinoa em grãos mista
01 xícara de água (para cozinhar a quinoa)
03 tomates sem pele e sem sementes cortados ao meio (no sentido do comprimento)
06 azeitonas pretas sem caroço picadas groseiramente
orégano fresco
Azeite / sal / pimenta a gosto
01 brócolis americano pequeno (somente as flores, ramos)
01 couve-flor pequena (somente as flores, ramos) 
DICA: Tente comprar e cortar os raminhos do brócolis e da couve-flor do mesmo tamanho.
04 dentes de alho amassados
02 colheres de sopa de vinagre balsâmico
1/2 xícara de água
Modo de preparo:
Cozinhe a quinoa na água com um pouco de sal até ficar al dente e reserve.
Preparação dos tomates antes
de serem assados
Coloque os tomates em uma assadeira untada com azeite. Salpique sal, pimenta, as azeitonas e o orégano fresco por cima deles (veja na foto).
Leve ao forno (180ºC) por 40 minutos. 
Refogue o alho no azeite até murchar. Não deixe dourar. Acrescente os raminhos de brócolis e de couve-flor. Refogue por alguns minutos até começar a agarrar no fundo da panela. Acrescente o vinagre balsâmico e deixe evaporar por alguns segundos. Adicione a água reduzindo o fogo ao mínimo. Tempere com sal e pimenta e mexa bem. Tampe a panela deixando cozinhar até as verduras ficarem cozidas, porém ainda durinhas e firmes. Retire os tomates e as azeitonas do forno e pique-os. 
Montagem:
Em uma saladeira coloque o refogado das verduras, os tomates assados já cortados e a quinoa cozida. Misture bem e tempere com sal, pimenta e azeite se achar necessário. Leve a geladeira e sirva bem gelado.
Lulas recheadas com palmito de pupunha, alho-poró e ricota
Ingredientes:
06 lulas grandes limpas
01 xícara de alho-poró cortado em rodelas
1 1/2 xícara de palmito de pupunha in natura ralado
130g de ricota amassada
1/4 de xícara de saquê
01 colher de sopa de molho de peixe (nam plá)
suco de 1/2 limão siciliano
1/4 de xícara de água
Sal / pimenta / azeite a gosto
Modo de preparo:
Refogue o alho-poró no azeite até murchar. Acrescente a pupunha e mexa bem. Deixe refogando por uns 08 minutos com a panela tampada. Acrescente a ricota e misture bem. Tempere com sal e pimenta e reserve.

   Recheando a lula                 Lulas fechadas com palitos
Recheie as lulas com a mistura acima. Não encha demais para poder fecha-lás depois. Recheie uns 3/4 da lula e feche com palito.
Aqueça azeite em uma frigideira e doure as lulas, virando-as com cuidado. Tempere com sal e pimenta. Tampe a frigideira por uns 06 minutos em fogo baixo.
Coloque as lulas em um refratário. Na mesma frigideira, em fogo alto, adicione o saquê, o molho de peixe e o suco de limão, deixando ferver até reduzir um pouco.
Despeje esse molho em cima das lulas. Cubra com papel alumínio e leve ao forno (180ºC) por 30 minutos. Depois, retire o papel e aumente o fogo para 250ºC, deixando assar por mais 10 minutos.
Lulas levemente grelhadas com o molho
por cima antes de irem ao forno
Montagem do prato:
Para a montagem do prato, corte alguns tomas-cereja ao meio, rale um pouquinho de castanha-do-pará por cima e regue com um fio de azeite. Retire os palitos das lulas e corte-as ao meio. Coloque no prato ao lado da salada e do tomate cereja.
Bom apetite!!



Um comentário:

  1. q receita deliciosa e você é super didática!! espero conseguir deixar minhas lulas tão bonitas quanto as suas. obrigada!
    beijos

    ResponderExcluir