quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Bobó de palmito com farofa de taioba

Já vou começar a postagem de hoje com uma pergunta: alguém sabe o que é taioba? Pois bem! Eu também não sabia, até cursar as aulas de gastronomia brasileira regional na faculdade. Taioba é uma verdura super gostosa, bem comum e conhecida entre os mineiros. Para quem nunca viu, o que posso dizer, é que é parecida com a couve, mas com um sabor e textura bem diferentes. A taioba é mais mole, mais macia e não tem aquele gosto marcante da couve. Agora, nutricionalmente falando..... que verdura amiga do organismo, viu! É riquíssima em vitaminas A e C (em proporções maiores do que encontramos na cenoura e no espinafre), além de conter boas doses de cálcio e ferro. Quem tiver a oportunidade de experimentar, vá em frente! No caso da receita abaixo, usei a taioba para misturar com a farinha de mandioca e fazer uma farofinha nutritiva, saborosa e bonita. Agora vamos falar do bobó: acho que quase todos sabem que a famosa e tradicional receita é feita de um creme de mandioca (aipim) misturado (quase sempre) com azeite de dendê, leite de côco e camarões. Bom, como aqui no blog o intuito é comermos comidinhas lights e saudáveis (e saborosas - não se esqueçam! rs), resolvi substituir o azeite de dendê por azeite de oliva, que é bem mais saudável. Além disso, substituí os camarões por palmitos de pupunha fresquinhos! O leite de côco continuou na receita, mas em quantidade reduzida e em versão light.... Bom, é isso! Vejam a receita abaixo!
Bobó de palmito
Ingredientes:
01kg de mandioca (aipim)
1/2 cebola picadinha
02 dentes de alho amassados
250g de palmito de pupunha in natura cortado em cubos (se desejar, utilize o palmito em conserva escorrido)
03 colheres de sopa de pimentão amarelo picado em quadradinhos
03 colheres de sopa de pimentão vermelho picado em quadradinhos
1/2 xícara de leite de côco light
02 colheres de côco ralado seco
suco de 1/2 limão siciliano
Azeite / sal / pimenta a gosto
Modo de preparo:
Primeiro, descasque a mandioca e coloque para cozinhar. Enquanto isso, refogue a cebola e o alho no azeite até murcharem e ficarem transparentes. Adicione o palmito e deixe refogar por uns 7 minutos. Acrescente os pimentões e refogue por mais uns 5 minutos. Acrescente o leite de côco e reduza o fogo ao mínimo. Tempere com sal e pimenta e tampe a panela. Enquanto isso, coloque os pedaços de mandioca no liquidificador e bata com um pouco da água do cozimento e o côco ralado (Cuidado com o liquidificador! Bata aos poucos!). Deve ficar com a textura de um purê. Não deixe ficar mole demais. Coloque o purê na panela e mexa bem para misturar. Deixe ferver por alguns minutos para apurar o sabor. Mexe sempre para não agarrar no fundo da panela. Por último, desligue o fogo e acrescente o suco de limão.
Farofa de taioba
Ingredientes:
01 molho de taioba sem o talo, cortado em tiras fininhas
04 dentes de alho amassados
01 xícara de farinha de mandioca
Azeite / sal / pimenta a gosto
Modo de preparo:
Refogue a cebola e o azeite até murcharem. Acrescente a taioba, tambe a panela e deixe refogando até cozinhar totalmente e ficar bem mole, virando quase uma pasta ou purê. Acrescente a farinha de mandioca e misture bem pressionando a taioba para que se misture à farinha. Quanto mais apertar, mais verdinha a farofa  vai ficar. Tempere com sal e pimenta e sirva com o bobó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário