quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Surpresa de Frango

Hoje é dia de surpresa de frango!! Bom, na verdade é um peito de frango recheado com cenoura, salsinha e alguns temperos. É especial porque pela primeira vez aqui no blog, coloco o passo-a-passo da receita, pra ajudar quem não tem tantas habilidades na cozinha. Ficou delicioso e diferente; pelo menos pra mim... Deixa eu explicar: normalmente não tenho o costume de introduzir a boa e clássica salsinha em minhas receitas. Costumo utilizar várias outras ervinhas aromáticas, mas nunca a salsinha. Como eu, existem várias pessoas que compram o cheiro verde (amarrado de salsinha e cebolinha) e inutilizam a salsinha ou que só usam pra salpicar em algum prato ou salada. É difícil a gente ver ou comer alguma coisa que tenha efetivamente o gosto da salsinha. Por esse motivo, resolvi rechear o frango com essa ervinha tão popular e comum! Quer dizer, quase popular.... porque usei a salsinha crespa, que é diferente da normal que costumamos ver vendendo com facilidade por aí. O gosto é bem parecido, mas a textura é melhor, além de ser bem mais bonita. Enfim, voltando ao frango, posso dizer que ficou com um gostinho bom e diferente do que estou acostumada..... Vejam a receita abaixo. Se tiverem alguma dúvida é só perguntar!
Ingredientes:
02 peitos de frango limpos (sem pele, sem osso, sem gordura)
01 colher de sopa de queijo cottage
01 xícara de ramos de salsa crespa
01 colher de sopa de leite desnatado
suco de 1/2 laranja
1/2 cenoura ralada
01 colher de chá gersal (é uma mistura de gergelim e sal - vendida em lojas de produtos naturais)
1/4 de xícara de água para colocar no tabuleiro
Azeite / Sal / Pimenta a gosto
Modo de preparo:
Bata o queijo cottage, a salsa, o leite e a laranja no processador até ficar bem misturado. Não se preocupe, pois ele fica meio liquido.

Faça um corte em uma das laterais do peito de frango abrindo-o para que possamos rechear.
Cubra o peito aberto com a mistura de salsinha e a cenoura ralada. Salpique o gersal e pimenta.
Feche o peito juntando os dois lados e com um barbante, vá enrolando cuidadosamente até fechar bem. Cuidado para o recheio não cair. Amarre e coloque em um tabuleiro untado com azeite.






Jogue a água no fundo do tabuleiro cobrindo-o com papel alumínio e leve ao forno (180ºC) para cozinhar por cerca de 30 minutos. Depois, retire o papel alumínio e aumente o fogo para 250ºC e deixe dourar por mais ou menos 15 minutos, regando os peitos de vez em quando (para que não fiquem secos).
Bom apetite!!

Um comentário: