sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Aspargo, batata baroa (mandioquinha) e tomate-cereja grelhados

Aproveitado o embalo da receita anterior, vamos para mais uma receita simples e fácil de fazer: aspargos verdes frescos, fatias de batata baroa (ou mandioquinha, para quem preferir) e tomates-cereja, todos grelhados em uma chapa bem quente. Siplesmente ficou delicioso! Os sabores se misturaram e super deram certo. Bom, vou aproveitar para introduzir os aspargos a alguns leitores, que talvez nunca tenham visto ou provado esses lindos e saborosos legumes. Acredito que a maioria das pessoas só conhece os aspargos em conserva, que são mais comuns e fáceis de serem achados. Os frescos, na minha opinião, são bem mais saborosos. Nutricionalmente falando, são boas fontes de fibras, ácido fólico, cálcio, ferro, vitaminas A, B e C e ainda são pouquíssimo calóricos.... Ufa! É um legume do bem! Então, oque posso dizer a vocês? Experimentem!
Ingredientes:
10 aspargos verdes (para saber se os aspargos estão bons, aperte-os. Devem estar firmes e com a coloração viva e uniforme)
250g de batata baroa cortada em fatias
06 tomates-cereja cortados ao meio
02 colheres de sopa de cebolinha picada
suco de 1/2 limão siciliano
Noz-moscada a gosto
Azeite / sal / pimenta a gosto
Modo de preparo:
Corte o talo dos aspargos descartando-os (são muito fibrosos e mesmo se cozidos permanecerão duros). Coloque água para ferver em uma panela. Cozinhe os aspargos e as batatas no vapor por apenas 5 minutos. Retire imediatamente e mergulhe-os em uma tigela com água gelada para interromper o cozimento. Escorra.
Aqueça uma chapa, de preferência lisa e unte com um pouco de azeite. Coloque os aspargos e as fatias de batata. Grelhe os legumes até ficarem com um aspecto dourado. Vire o lado para que grelhem por igual. Salpique sal, pimenta e cebolinha picada. Salpique noz-moscada a gosto somente em cima das fatias de batata (cuidado para não exagerar porque é um tempero com um sabor forte). Tampe a chapa por alguns minutos para que cozinhem. Por último, acrescente o tomate-cereja. Misture um pouco e desligue o fogo. Jogue o suco de limão por cima de todos os legumes e deixe evaporar.  Sirva imediatamente.

Um comentário: