terça-feira, 23 de novembro de 2010

Filé de peru com cuscuz marroquino

Após um tempão sem postar nada, finalmente voltei a ativa!! Poxa...já estava ficando triste, com um monte de receitas boas aqui e não podendo postar nada para vocês. Peço desculpas!!! Viajei no feriado, depois meu computador se revoltou e agora, fiquei doente.... quantos acontecimentos.... rs. Então, pensei que devido a esse mega tempo que fiquei sem escrever uma receitazinha sequer, tinha que recomeçar com chave de ouro!! Fiquei matutando para escolher uma receita.... bom! escolhi uma que me agradou muito e que se tivesse mais agora, comeria de novo sem moderação alguma!! Então, aí está: Filé de peito de peru, com um molhinho de cogumelos frescos, acompanhado de cuscuz marroquino. Bom, escolhi a carne de peru para variar um pouco do frango e também porque adoro o sabor (mas quem quiser, pode usar o velho e bom filé de frango)! O molho foi feito com cogumelos (pois como já relatei em um post; sou louca por eles), mas quem não gostar pode variar utilizando cebolas cortadas em tirinhas ou para quem gosta, pode tentar usar berinjela (acredito que fique bem gostoso). Na cozinha é assim mesmo!! A gente vai testando, experimentando, variando... tem coisas que dão certo e algumas nem tanto, mas é assim que descobrimos novas receitas e sabores. Ah! Falei tanto que quase esqueci do cuscuz!! É simplesmente uma delícia! São grãos feitos de sêmola de trigo e não da famosa mandioca (o qual estamos habituados a comer aqui no Brasil). Quem nunca comeu, compre uma caixinha e experimente fazer em casa. É bem simples e pode ser feito de várias formas e com vários ingredientes diferentes (e reeeende...). Agora chega de falar! Vejam a receita abaixo.
Para os filés de peru:
Ingredientes:
04 filés de peito de peru
01 colher de sobremesa de suco de limão siciliano
azeite / sal / pimenta a gosto
Modo de preparo:
Tempere os filés com os ingredientes acima e os grelhe em uma frigideira untada com um pouco de azeite até ficarem dourados e cozidos por dentro. Se forem grossos, doure-os, depois reduza o fogo e tampe a panela para que cozinhem por igual.
Para o molho de cogumelos:
Ingredientes:
01 dente de alho picado
1/2 xícara de cebola picada
02 xícaras de cogumelos frescos fatiados (pode usar os que preferir: portobelo, champignons, shimeji)
1/4 de xícara de vinho tinto
01 colher de sobremesa de açúcar mascavo
1/2 xícara de água
02 colheres de sopa de farinha de trigo (pode ser integral, se preferir)
01 colher de sopa de creme de leite light
azeite / sal / pimenta a gosto
Modo de preparo:
Refogue o alho e a cebola no azeite até murcharem. Acrescente os cogumelos e deixe refogando até que murchem e cozinhem um pouco. Aumente o fogo e acrescente o vinho tinto. Deixe evaporar um pouco. Abaixe o fogo e acrescente o açúcar mascavo, a farinha de trigo peneirada (para não criar bolotas de farinha) e a água. Tempere com sal e pimenta e misture bem. Em seguida, tampe a panela, deixando cozinhar para apurar o sabor e para engrossar o caldo. Alguns minutos antes de servir, acrescente o creme de leite, misture e sirva em cima dos filés.
Para o cuscuz marroquino:
Ingredientes:
3/4 de xícara de cuscuz marroquino
3/4 de xícara de água
03 dentes de alho picadinhos
1/4 de uma cebola picadinha
1/2 cenoura ralada
1/2 xícara de nozes picada
azeite / sal / pimenta a gosto
Modo de preparo:
Coloque a água e um pouco de sal em uma panela e leve ao fogo. Assim que a água começar a ferver, desligue o fogo e jogue o cuscuz dentro. Tampe a panela imediatamente. O cuscuz vai "chupar" toda a água e inchar. Enquanto isso, refogue no azeite o alho e a cebola. Em seguida, acrescente a cenoura e deixe refogando por uns minutos. Tempere com sal e pimenta. Solte os grãos de cuscuz com um garfo e acrescente 01 colher de azeite. Coloque o refogado de cenoura e as nozes na panela do cuscuz e misture bem com o garfo para que fique soltinho. Pronto! É só servir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário