segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Salada de agrião com shitake, tomate e castanha-do-pará

Hoje, me deu muita vontade comer shitake. Sabe aquelas vontades que vem do nada? Pois é! Eu costumo ter isso com certa frequência.... ainda mais quando se trata de comida.
Bom, voltando ao shitake... Eu adoro esse cogumelo caro! Desde a primeira vez que comi, gostei.
Na minha turma na faculdade (pra quem não sabe, fiz faculdade de gastronomia),  tinha uma menina que me chamava de Maria Shitake, porque sempre que tinha shitake entre os ingredientes da cozinha, eu pegava quase tudo pra bancada do meu grupo.... hehehe (que coisa feia...).
Vocês que nunca comeram esse cogumelo delicioso, não tenham medo de provar; as aparências enganam. Tem gente que fica com nojo e diz que parece um monte de lesma. Bobagem, é tão gostoso!! Não tenham medo de provar as coisas. O máximo que pode acontecer é você não gostar, certo?
Enfim, resolvi fazer uma saladinha de agrião com shitake e tomate, salpicada com castanha-do-pará. Fica uma delícia e pode ter inúmeras variações a seu gosto e critério.
Ingredientes:
1/2 cebola picada
02 dentes de alho picados (bem pequeninos)
1/2 pimenta dedo-de-moça picada sem as sementes
250g de shitake fatiado (fatias generosas senão ele some)
01 colher de sopa de suco de limão siciliano
01 tomate cortado em tiras
Agrião a gosto
Castanha-do-pará ralada a gosto
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Refogue a cebola, o alho e a pimenta no azeite até ficarem murchos e cozidos. Acrescente o shitake e refogue em fogo médio até ele murchar. Coloque o suco de limão e abaixe o fogo. Acrescente sal a gosto. Deixe cozinhando com a panela tampada até o shitake cozinhar. Deixe esfriar.
Lave bem o agrião e corte os galhos com as folhas.
Arrume o agrião em um prato ou travessa, coloque o tomate em volta, o shitake em cima e regue com azeite. Por último, salpique com a castanha ralada.

Caso prefira, você pode utilizar tomate cereja, ao invés de tomate (normal). Pode variar também com manga, rúcula, palmito, nozes e por aí vai...
Bom apetite!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário