A receita de hoje é especial!!! E como! Fui ao mercado um dia e vi uns lagostins vendendo. Óbvio que comprei né... Aproveitei e passei no hortifruti para comprar os acompanhamentos do meu lagostim: couve-flor, nirá e aspargos.
- Pra quem não sabe, nirá é o broto do alho. Também conhecido popularmente como alho japonês. É muito gostoso e tem sabor parecido com o do alho, porém bem mais suave.
Bom, corri direto pra cozinha de casa. Chegando lá, mãos a obra!! E ah! Uma dica infalível: o segredo desses pratos está sempre no caldo produzido. Então prepare um delicioso e saboroso caldo, que já é meia receita andada. Vamos lá:
Preparo dos lagostins - parte I:
o Para essa receita usei uns 14 lagostins (tentei comprar os maiores que tinham.)
1 - Retire a cabeça do lagostim puxando com a mão.
2 - Coloque o lagostim em uma tábua. Apoie uma faca grande na parte inferior do corpo do lagostim.
3 - Bata levemente em cima da faca pressionando, para que a casca se quebre e solte da carne.
4 - Puxe a carne cuidadosamente, que estará solta da casca.
5 - Guarde as cascas e cabeças para o preparo do caldo.
6 - Tempere a carne com sal, pimenta do reino moída, azeite e suco de limão siciliano (1/2 limão é suficiente). Reserve na geladeira.
Caldo de lagostins com espumante
Ingredientes:
02 cenouras pequenas
01 cebola pequena
03 dentes de alho
folhas de alho-poró a gosto
um pedacinho de aipo (salsão)
02 xícaras de espumante brut
água (quantidade suficiente)
Modo de preparo:
Corte os legumes grosseiramente e em uma panela grande, refogue no azeite. Acrescente as cascas e as cabeças dos lagostins e refogue em fogo alto por mais uns minutos até começar a agarrar no fundo da panela. Adicione o espumante, deixe evaporar um pouco e cubra todo o conteúdo restante da panela com água. Reduza o fogo ao mínimo, tampe a panela e deixe cozinhando por umas 2 horas ou mais (para o sabor ficar bem apurado). Após esse tempo, o caldo irá reduzir bastante e ficará bem saboroso. Coe todo o caldo, jogando fora os legumes e cascas. Volte somente o caldo coado para a panela e deixe fervendo para reduzir mais.
Guarnição de legumes
Ingredientes:
01 couve-flor pequena cortada em flores
08 aspargos finos cortados em 03 partes (descarte a base dos aspargos - parte mais grossa e mais clara, pois é muito dura)
1/2 xícara de nirá cortado em 03 ou 04 partes (vai depender do tamanho dos nirás)
1/2 cebola picada
01 xícara de água
01 colher de sopa de molho de peixe (nam plá)
Sal / pimenta / azeite a gosto
Modo de preparo:
Refogue a cebola no azeite até murchar bem. Adicione a couve-flor e deixe refogar por uns 10 minutos. Acrescente a água e cozinhe até a couve-flor ficar macia e a água evaporar. Adicione os aspargos, o nirá e o molho de peixe, deixando refogar por mais uns 5 minutos. Tempere com sal e pimenta e tampe a panela até os legumes ficarem cozidos, porém ainda durinhos para que não desmanchem. Reserve para servir com os lagostins.
Preparo dos lagostins - parte II:
Cozinhe os lagostins no caldo coado por uns 08 minutos. Não deixe cozinhar demais. Retire-os do caldo e reserve.
Molho: Acrescente ao caldo 1/2 xícara de creme de leite fresco (pasteurizado) e deixe fervendo por 10 minutos em fogo baixo.
Montagem do prato: Coloque os legumes no centro do prato e arrume os lagostins em volta. Jogue o molho por cima dos legumes e dos lagostins e sirva.
Bom apetite!!