quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Surpresa de Frango

Hoje é dia de surpresa de frango!! Bom, na verdade é um peito de frango recheado com cenoura, salsinha e alguns temperos. É especial porque pela primeira vez aqui no blog, coloco o passo-a-passo da receita, pra ajudar quem não tem tantas habilidades na cozinha. Ficou delicioso e diferente; pelo menos pra mim... Deixa eu explicar: normalmente não tenho o costume de introduzir a boa e clássica salsinha em minhas receitas. Costumo utilizar várias outras ervinhas aromáticas, mas nunca a salsinha. Como eu, existem várias pessoas que compram o cheiro verde (amarrado de salsinha e cebolinha) e inutilizam a salsinha ou que só usam pra salpicar em algum prato ou salada. É difícil a gente ver ou comer alguma coisa que tenha efetivamente o gosto da salsinha. Por esse motivo, resolvi rechear o frango com essa ervinha tão popular e comum! Quer dizer, quase popular.... porque usei a salsinha crespa, que é diferente da normal que costumamos ver vendendo com facilidade por aí. O gosto é bem parecido, mas a textura é melhor, além de ser bem mais bonita. Enfim, voltando ao frango, posso dizer que ficou com um gostinho bom e diferente do que estou acostumada..... Vejam a receita abaixo. Se tiverem alguma dúvida é só perguntar!
Ingredientes:
02 peitos de frango limpos (sem pele, sem osso, sem gordura)
01 colher de sopa de queijo cottage
01 xícara de ramos de salsa crespa
01 colher de sopa de leite desnatado
suco de 1/2 laranja
1/2 cenoura ralada
01 colher de chá gersal (é uma mistura de gergelim e sal - vendida em lojas de produtos naturais)
1/4 de xícara de água para colocar no tabuleiro
Azeite / Sal / Pimenta a gosto
Modo de preparo:
Bata o queijo cottage, a salsa, o leite e a laranja no processador até ficar bem misturado. Não se preocupe, pois ele fica meio liquido.

Faça um corte em uma das laterais do peito de frango abrindo-o para que possamos rechear.
Cubra o peito aberto com a mistura de salsinha e a cenoura ralada. Salpique o gersal e pimenta.
Feche o peito juntando os dois lados e com um barbante, vá enrolando cuidadosamente até fechar bem. Cuidado para o recheio não cair. Amarre e coloque em um tabuleiro untado com azeite.






Jogue a água no fundo do tabuleiro cobrindo-o com papel alumínio e leve ao forno (180ºC) para cozinhar por cerca de 30 minutos. Depois, retire o papel alumínio e aumente o fogo para 250ºC e deixe dourar por mais ou menos 15 minutos, regando os peitos de vez em quando (para que não fiquem secos).
Bom apetite!!

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Baião de dois vegetariano

Conforme já havia falado aqui algumas vezes, de vez em quando tenho umas ideias que vem na minha cabeça do nada.... tipo, surgem de repente. E aí, não dá pra esperar, porque senão elas esfriam e acabam morrendo..... Aí já sabem, né?? Mãos a obra! Pois bem! Ontem a noite, tinha ido ao hortifruti repor os legumes e verduras da minha geladeira. Quando estava quase chegando em casa, veio a ideia na minha cabeça: "Vou fazer um baião de dois vegetariano!" Tipo, fazer uma versão saudável do tão famoso e delicioso prato nordestino. Bom, usei tudo que tinha em casa: arroz integral 7 grãos, feijão azuki e vários legumes. Só faltou o tofu, para complementar o prato (ao invés do famoso e gorduroso queijo coalho). Mas como não tinha planejado essa receita, fiquei sem o tofu.... O resultado ficou ótimo! Do jeito que eu esperava. Bem saboroso e colorido! Além do mais, muito saudável e riquíssimo em valores nutricionais. Bom, vamos receita!

Para o feijão:
Ingredientes:
1/2 xícara de feijão azuki lavado
03 xícaras de água
01 pedaço de gengibre
01 dente de alho descascado
Sal a gosto
Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes acima em uma panela e deixe o feijão cozinhando por cerca de 1 hora, ou até ficar macio. Não deixe cozinhar demais, para não desmanchar. Retire o pedaço de gengibre e o alho. Se necessário escorra o caldo e reserve o feijão.

Para o arroz:
Ingredientes:
1/2 xícara de arroz integral 7 grãos
02 xícaras de água
Sal a gosto
Modo de preparo:

Coloque os ingredientes acima em uma panela e deixe o arroz cozinhando até a água secar, ou os grãos ficarem macios. Reserve o arroz cozido.
Para os legumes:
Ingredientes:
02 colheres de sopa de cebola picada
02 dentes de alho
05 aspargos verdes cortados em cubos
03 colheres de sopa de alho-poró em rodelas finas
01 colher de sopa de pimentão vermelho em cubos
01 colher de sopa de pimentão amarelo em cubos
02 colheres de sopa de cenoura ralada
Azeite / sal / pimenta a gosto
Modo de preparo:
Refogue a cebola e o alho no azeite até murcharem. Acrescente o aspargo e deixe cozinhar por uns 7 minutos. Em seguida, adicione os pimentões, o alho-poró e a cenoura, mexendo e misturando bem. Deixe cozinhar por alguns minutos em fogo baixo.
Acrescente o arroz e o feijão escorridos e previamente cozidos a esse refogado de legumes, mexendo sempre para não agarrar no fundo. Mexa bem para que os sabores se misturem. Tempere com sal e pimenta e retire do fogo.

Para finalizar:
Ingredientes:
01 colher de sopa de colorau ou urucum em pó
coentro e hortelã rasgados grosseiramente a gosto
01 colher de sobremesa rasa de suco de limão
Modo de preparo:
Acrescente os ingredientes acima ao baião já pronto e fora do fogo. Misture bem e sirva.
Bom apetite!


sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Aspargo, batata baroa (mandioquinha) e tomate-cereja grelhados

Aproveitado o embalo da receita anterior, vamos para mais uma receita simples e fácil de fazer: aspargos verdes frescos, fatias de batata baroa (ou mandioquinha, para quem preferir) e tomates-cereja, todos grelhados em uma chapa bem quente. Siplesmente ficou delicioso! Os sabores se misturaram e super deram certo. Bom, vou aproveitar para introduzir os aspargos a alguns leitores, que talvez nunca tenham visto ou provado esses lindos e saborosos legumes. Acredito que a maioria das pessoas só conhece os aspargos em conserva, que são mais comuns e fáceis de serem achados. Os frescos, na minha opinião, são bem mais saborosos. Nutricionalmente falando, são boas fontes de fibras, ácido fólico, cálcio, ferro, vitaminas A, B e C e ainda são pouquíssimo calóricos.... Ufa! É um legume do bem! Então, oque posso dizer a vocês? Experimentem!
Ingredientes:
10 aspargos verdes (para saber se os aspargos estão bons, aperte-os. Devem estar firmes e com a coloração viva e uniforme)
250g de batata baroa cortada em fatias
06 tomates-cereja cortados ao meio
02 colheres de sopa de cebolinha picada
suco de 1/2 limão siciliano
Noz-moscada a gosto
Azeite / sal / pimenta a gosto
Modo de preparo:
Corte o talo dos aspargos descartando-os (são muito fibrosos e mesmo se cozidos permanecerão duros). Coloque água para ferver em uma panela. Cozinhe os aspargos e as batatas no vapor por apenas 5 minutos. Retire imediatamente e mergulhe-os em uma tigela com água gelada para interromper o cozimento. Escorra.
Aqueça uma chapa, de preferência lisa e unte com um pouco de azeite. Coloque os aspargos e as fatias de batata. Grelhe os legumes até ficarem com um aspecto dourado. Vire o lado para que grelhem por igual. Salpique sal, pimenta e cebolinha picada. Salpique noz-moscada a gosto somente em cima das fatias de batata (cuidado para não exagerar porque é um tempero com um sabor forte). Tampe a chapa por alguns minutos para que cozinhem. Por último, acrescente o tomate-cereja. Misture um pouco e desligue o fogo. Jogue o suco de limão por cima de todos os legumes e deixe evaporar.  Sirva imediatamente.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Legumes salteados

Hoje é dia de receita fácil e simples!! Porque fala sério, quem é que nunca ficou com preguiça de fazer comida?? Até eu que amo as vezes fico com preguiça. Tem aqueles dias em que a gente tá cansado, sofrendo, com fome e a única coisa que queremos fazer é algo que cozinhe rápido, que fique pronto em alguns minutos, mas que continue gostoso e saudável. Pois é! E não tão difícil cumprir essa missão. Vejam o exemplo da foto!! Comprei os legumes, lavei, cortei grosseiramente e salteei em uma frigideira grande. Ficou pronto em uns 30 minutos e ficou delicioso. Se só esses legumes não forem suficiente, cozinhe um pouco de macarrão integral e misture a eles quando já estiverem cozidos. Ou façam como eu fiz: assem uns filés de peixe no forno para acompanhar os legumes. Super gostoso e saudável e nenhum pouco trabalhoso!
 Ingredientes:
01 cebola pequena picadinha
02 xícaras de vagem francesa cortada em 03 pedaços
02 xícaras de ramos de brócolis americano
10 mini-cebolas
01 cenoura picada fininho (se preferir, passe no ralador)
03 colheres de sopa de molho shoyo
1/4 de xícara de água
Azeite / sal / pimenta a gosto
Modo de preparo:
Aqueça uma panela ou frigideira grande (de preferência uma wok) e refogue a cebola picada no azeite até murchar. Acrescente a vagem, o brócolis, a cenoura e as mini-cebolas, sempre em fogo alto. Mexa bem e deixe cozinhando sem abaixar o fogo. Arcescente o molho shoyo e mexa por mais uns 03 minutos. Adicione a água, tempere com sal e pimenta, e reduza o fogo tampando a panela em seguida. Deixe cozinhar por uns 15 minutos ou até os legumes ficarem al dente. Bom apetite!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Assado de abobrinha, tomate e cebola

A receita de hoje é bem simples e bem gostosa!! Essa é uma daquelas combinações que a gente vai fazendo na cozinha e que quando provamos nos espantamos com o sabor, que ficou muito melhor do que a gente imaginava que ficaria..... Assim sendo, eu tiro foto e posto né! A mistura da abobrinha com os tomates, a cebola e a azeitona preta ficou ótima! E o melhor de tudo, é que é um prato muito fácil e simples de fazer, além de quase não sujar nada na cozinha.... Pra quem não gosta muito de se aventurar na cozinha, é a receita ideal. E lembrem-se: tentem cortar todos os legumes na mesma espessura.
Ingredientes:
01 abobrinha italiana cortada em rodelas
01 cebola cortada em rodelas
02 tomates pequenos cortados em rodelas
01 colher de sopa de alecrim fresco picado
01 colher de sopa de tomilho fresco picado
08 azeitonas pretas sem caroço picadas
02 colheres de queijo parmesão ralado
03 colheres de sopa de lascas de amêndoas
sal / pimenta / azeite a gosto
Modo de preparo:
Unte o fundo de um refratário com azeite. Coloque as rodelas de abobrinha, temperando-as com sal e pimenta. Cubra com as rodelas de cebola, logo em seguida salpique as ervas por cima e tempere com mais sal, pimenta e azeite. Espalhe as azeitonas picadas e cubra-as com as rodelas de tomate, temperando novamente. Cubra os tomates com o queijo ralado e as amêndoas e leve ao forno (220ºC) por 40 minutos.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Salada colorida de penne com lula

A receita de hoje é deliciosa!! É a cara do verão! Fiz essa salada para o almoço de um domingo pós-praia. Era tudo que o meu organismo precisava: alguns carboidratos para recuperar as energias perdidas na praia (porque praia cansa né? Por mais que a gente fique lá sentado vegetando, dá uma canseira e um soninho...rs) e alguns legumes que adoro. Tudo bem geladinho!! Ficou uma delícia e foi preparada rapidamente, de maneira bem simples e com ingredientes bem simples. Eu super recomendo! Só gostaria de frisar que a receita que tinha em mente para preparar, levava massa integral e tomates cerejas, porém fui ao mercado em uma tarde de um domingo de sol e aí já imaginam o que aconteceu né? Não tinham tomates cerejas no mercado e muito menos a massa integral (essa Casa Sendas.....). Mas aconselho vocês a utilizar esses ingredientes! Vai ficar muuuuito mais bonito e gostoso.
Ingredientes:
300g de aneis de lula
1/2 cebola picada
03 dentes de alho picados
suco de 1/2 limão siciliano
05 xícaras de penne cozido
02 tomates sem pele e sem semente picados em cubinhos
01 pimentão amarelo pequeno picado em cubinhos
02 colheres de sopa de cebolinha verde picada
04 palmitos cortados em cubinhos
01 colher de chá de páprica picante
azeite / sal / pimenta a gosto
Modo de preparo:
Em uma panela bem quente, refogue a cebola e o alho no azeite até murcharem. Acrescente os aneis de lula e   deixe cozinhando por alguns minutos mexendo sempre para não agarrar no fundo da panela. Deixe o fogo bem alto. Tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhando até os aneis ficarem macios (prove um para ver se está bom) e o refogado de lulas ficar seco, sem caldo. Depois de pronto, acrescente o suco de limão e misture bem. Reserve deixando esfriar. Em uma saladeira, misture o penne, os tomates, o pimentão, a cebolinha, os palmitos e a páprica. Misture bem. Acrescente a lula refogada e cozida. Tempere com sal e pimenta e regue com um pouco de azeite. Leve a geladeira por uns 25 minutos ou até a salada ficar gelada.
Bom apetite!!

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Almôndegas de frango e espinafre com suflê de cenoura

Há umas semanas atrás resolvi fazer umas almôndegas de frango com espinafre. Na verdade, não sei bem de onde saiu essa ideia...ela simplesmente veio.... Comprei tudo que precisava e corri para a cozinha pra implementar a grande ideia! Gostei bastante do resultado! As almôndegas ficaram bem saborosas e diferentes. Partindo daí, percebi que usando a criatividade posso fazê-las de vários sabores diferentes. Aos poucos vou testando e postando, mas é claro que se antes alguém se aventurar a fazer uma variação dessas almôndegas, fique a vontade para compartilhar conosco! Bom, para o acompanhamento, fiz um suflê de cenoura com alecrim (acho que cenoura tem tudo a ver com alecrim! É uma combinação perfeita!). Vejam a receita abaixo. Bom apetite!
Almôndegas de frango e espinafre:
Ingredientes:
500g de carne de frango moída
1/2 cebola picadinha (corte bem pequeno)
02 dentes de alho picadinhos
1/2 xícara de espinafre cru passado no processador
01 ovo batido
01 colher de sopa de gergelim preto
04 colheres de sopa de farinha de trigo integral
05  colheres de sopa de farinha de rosca
sal / pimenta / azeite a gosto
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes em uma tigela grande. Unte as mãos com azeite e modele as almôndegas formando bolinhas. Coloque em um tabuleiro untado com azeite e leve a geladeira para endurecer por uns 40 minutos. Após esse tempo, aqueça uma frigideira com azeite e grelhe as almôndegas virando os lados para ficarem douradas. Abaixe o fogo e tampe a panela para que cozinhem por dentro. Sirva com um molho de laranja por cima.
Molho de laranja:
Refogue 1/4 de uma cebola e 01 dente de alho picados no azeite até murcharem. Acrescente 04 colheres de sopa de saquê, suco de 01 laranja e 02 colheres de sopa de açúcar. Tempere com sal, abaixe o fogo e deixe reduzir até o molho ficar mais encorpado e mais escuro. 
Suflê de cenoura:
Ingredientes:
04 cenouras cozidas
06 colheres de sopa de água
03 claras 
03 gemas
03 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
01 colher de alecrim picado
sal / pimenta a gosto
manteiga / farinha para untar
Modo de preparo:
Faça um purê com as cenouras e a água. Adicione as gemas batidas, o queijo ralado e o alecrim, misturando bem. Tempere com sal e pimenta. Bata as claras em neve e misture-as delicadamente ao purê. Coloque a mistura em forminhas individuais (untadas e enfarinhadas) para suflê. Asse em forno pré-aquecido (220ºC) por 20 minutos. Depois abaixe a temperatura para 180ºC e cozinhe por mais 10 minutos.  Para saber se está cozido, enfie um palito no centro da forminha. Se o palito sair limpo é porque já está cozido. Sirva o suflê na hora para não murchar.