sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Filé de viola grelhado e palmito de pupunha assado com ervas

Bom, primeiramente gostaria de desejar um excelente ano novo para todos os meus queridos leitores! Que no ano de 2011 tenhamos muita determinação para continuar comendo comidinhas saudáveis.... brincadeira!! Que 2011 seja melhor do que 2010 foi, e que seja repleto de alegria, determinação, paciência, coragem, calma (pra quem precisa, tipo eu), amor, amizades, paz e por aí vai... Para uma data tão especial, quis postar uma receita simples porém usando um ingrediente que está estreando no blog: o palmito de pupunha!! Pra quem não sabe, existem 02 tipos de palmito: o de açaí e o de pupunha. O segundo, começou a ser comercializado há uns anos atrás e deu tão certo que já virou pop star!! É o grande queridinho dos chefs atualmente. Pelo que andei pesquisando, a grande diferença de um palmito para o outro, além do gosto, é que o de pupunha é ecologicamente correto (a palmeira rebrota após a colheita, tornando a árvore uma fonte de produção sem fim) , pois não agride a natureza. Esses da foto, comprei in natura (cru) e os fiz assados no forno. Mas existem outras inúmeras formas de prepará-lo: cozido, refogado, carpaccio, cru, assado na brasa... Na minha opinião, o único defeito é o preço, que é um pouquinho elevado. Mas, por ser tão gostoso, vale a pena....rs. Vejam a receita abaixo e experimentem!
Ingredientes:
300g de palmitos de pupunha in natura
alecrim, sálvia e tomilho picadinhos a gosto
sal grosso moído na hora a gosto
azeite a gosto
papel manteiga
02 filés de viola (caso não encontre esse peixe, pode ser usado linguado, namorado, badejo)
01 colher de chá de molho de peixe
01 colher de sobremesa de suco de limão
01 colher de sobremesa de molho shoyo
02 colheres de sopa de cebolinha francesa picadinha
sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Pupunha assado:
Corte uma folha de papel manteiga grande o suficiente para colocar os palmitos dentro e fechar formando um envelope. Coloque os palmitos dentro dessa folha. Adicione as ervas picadas, o sal e o azeite e misture bem entre os palmitos. Feche a folha de papel manteiga formando um envelope. Leve ao forno (220ºC) por aproximadamente 30 minutos ou até ficarem macios.
Filés de viola:
Em um bowl, misture os molhos de peixe e soja, o suco de limão, sal e pimenta. Tempere os filés com essa mistura e deixe por uns 30 minutos para pegar o gosto. Coloque um pouco de azeite em uma frigideira antiaderente e grelhe os filés virando quando estiverem douradinhos. Se necessário, coloque um pouquinho de água na frigideira e tampe-a para que os filés cozinhem por dentro. Ao servir, coloque uma colherzinha de chá de shoyo e salpique a cebolinha em cima de cada filé de peixe.

FELIZ 2011!!

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Bolo de batata e siri

Começo a postagem de hoje me desculpando pelos 10 dias que fiquei sem postar uma receita sequer.... Assim não dá, né? É que andei meio sem tempo, mas prometo que voltarei a colocar receitas novas com mais frequência. A de hoje é especial! Foi preparada em outra cozinha de casa: A da casa da minha mãe!! Esses dias foram bem legais! Após uma chegada triunfal (de surpresa) à casa dela na grande São Paulo (quase matei a minha mãe de susto!), fomos a maravilhosa Ceagesp. Nooossa!! Incrível! Quantos legumes e verduras lindos e baratos! E quantas flores e plantas lindas! Ai ai ai ai.... Enfim! Vamos ao que interessa: Compramos várias coisas (é claro!) e dentre elas, carne de siri.... hummmm.. Eu particularmente adoro. Com ela, fiz esse bolo de batata, que ficou bem gostoso. Experimentem! Bom apetite a todos!!

Purê de batata e cebolas douradas:
Ingredientes:
1 1/2kg de batatas cozidas e escorridas
05 cebolas cortadas em rodelas
02 colheres de cebolinha picada
03 colheres de sopa de vinho branco
01 colher de sopa de mostarda escura (forte)
Sal / Pimenta a gosto / Azeite
Modo de preparo:
Faça um purê com a batata já escorrida. Não acrescente água para não ficar mole. Misture a mostarda ao purê, tempere com sal e pimenta e reserve. Em uma frigideira, refogue a cebola e a cebolinha no azeite até murcharem. Acrescente o vinho branco, sal, pimenta e abaixe o fogo (deixe no mais fraco possível). Deixe refogando por uns 30 minutos, mexendo de vez em quando. As cebolas devem ficar com um aspecto dourado e um caldo mais grosso (com a aparência de que foram caramelizadas). Reserve.
Recheio de siri:
Ingredientes:
250g de carne de siri desfiada
1/4 de cebola picada
01 dente de alho amassado
01 colher de sopa de hortelã picado
03 colheres de sopa de salsinha picada
02 tomates picados sem pele e sem semente
suco de 1/2 limão
1 1/2 de leite desnatado
02 colheres de sopa de farinha de trigo integral
01 colher de sopa de queijo parmesão ralado
Sal / Pimenta a gosto / Azeite
Modo de preparo:
Refogue no azeite: a cebola, o alho, o hortelã e a salsinha. Acrescente a carne de siri, o tomate, suco de limão e o leite. Tempere com sal e pimenta e misture bem. Abaixe o fogo e tampe a panela, deixando cozinhar por uns 30 minutos. Por último, acrescente a farinha peneirada aos poucos (para não empelotar) e o queijo. Mexa até engrossar.
Montagem:
Ingredientes:
Azeite a gosto
06 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
Modo de preparo:
Cubra o fundo de um refratário com metade do purê. Por cima, coloque as cebolas, cobrindo-as com o recheio de siri. Coloque mais uma camada do purê e finalize regando com um pouco de azeite e salpicando o queijo parmesão por cima. Leve ao forno (250ºC) por uns 25 minutos, ou até o queijo gratinar.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Misturinha de quinoa

Para um dia de sol, nada melhor que comer algo leve e saudável!! Então, logo pensei em quinoa com alguns legumes. Bom, já postei uma vez aqui, o que é quinoa e as maravilhas que ela é capaz de fazer ao nosso organismo. Pois bem! Com isso, vamos inventando receitas e comendo mais e mais dos grãozinhos do bem! Da outra vez que falei do grãzinho por aqui, não disse que existiam algumas variações dela em grãos (que vocês podem ver no mercado e ficar na dúvida). Então, para esclarecer e clarear a mente de todos, existem 02 tipos de quinoa em grãos: branca e mista (uma mistura de branca e vermelha). A quinoa vermelha tem um sabor mais intenso do que a branca, além de ser bem mais bonita para ser servida. E foi inspirada nela que fiz esse prato!!
Ingredientes:
1/2 xícara de quinoa mista em grãos
1 xícara de água
1/4 de xícara de cebola picadinha
01 dente de alho amassado
03 colheres de sopa de cenoura cozida, cortada em cubinhos
raminhos de brócolis pequenos (uns 10 - fica ao seu critério)
02 tomates picados sem pele e sem semente
02 colheres de sopa de hortelã picado
02 colheres de sopa de lascas de amêndoas levemente torradas
Sal /  pimenta / azeite a gosto
Modo de preparo:
Em uma panela, refogue a cebola e o alho por alguns minutos. Acrescente o brócolis, a quinoa e a água. Tempere com sal e pimenta, abaixe o fogo e deixe cozinhando até a água secar e os grãos ficarem macios. Após cozidos, acrescente a cenoura, o tomate, o hortelã e as amêndoas.  Misture bem e deixe cozinhando por mais alguns minutos. Para finalizar, salpique um pouquinho de lascas de amêndoas em cima da misturinha e sirva!

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Lasanha Vegetariana

Um dia desses, cismei que queria fazer uma lasanha de legumes. Pensei um pouco e corri para o hortifruti pra comprar os meus legumes. Utilizei abobrinha, brócolis americano, cenoura e pimentão amarelo. O pimentão amarelo foi a base de um molho bechamel light de pimentão. E a abobrinha foi a massa da lasanha. Bom, o resultado ficou incrível! Eu adorei!! Indico para vocês fazerem e provarem. É uma receita simples, leve e deliciosa.
Bechamel de pimentão:
Ingredientes:
1/4 de cebola picada
01 pimentão amarelo picado sem sementes
02 dentes de alho picados
02 colheres de sopa de whisky
1 1/2 xícara de leite desnatado
02 colheres de sopa de farinha de trigo integral
02 colheres de queijo cottage
Sal / Azeite a gosto
Modo de preparo:
Refogar a cebola e o alho no azeite até cozinharem. Acrescentar o pimentão e deixar refogar bem até murchar. Aumente o fogo, acrescente o whisky e deixe evaporar um pouco. Reduza o fogo, acrescente a farinha peneirada aos poucos e vá mexendo. Aos poucos, vá acrescentando o leite e mexendo ao mesmo tempo para não ficar nenhum pedaço de farinha sem dissolver. Vá mexendo até engrossar. Tempere com sal. Bata no liquidificador e coe com o auxilio de uma peneira. Por último, após coado, misture o queijo cottage e reserve.
Montagem da lasanha:
Ingredientes:
10 fatias finas de abobrinha, cortadas no sentido do comprimento, temperadas com sal e pimenta
1/2 brócolis americano (já cortado com as flores separadas)
02 cenouras pequenas raladas, temperadas com sal e pimenta
08 fatias de mussarela light
03 colheres de sopa de queijo ralado
Sal / Pimenta /  Azeite a gosto
Modo de preparo:
Em um refratário, espalhe um pouco de molho. Cubra com fatias de abobrinha, logo acima coloque algumas fatias de queijo e cubra com um pouco de cenoura ralada. Acrescente mais molho, logo em seguida o brócolis. Coloque mais molho por cima do brócolis, cobrindo com as fatias de abobrinha em seguida. Distribua o restante das fatias de queijo por cima, cubra com o restante da cenoura ralada e finalize com o molho. Salpique o queijo ralado por cima, cubra com papel alumínio e leve ao forno (250ºC) por aproximadamente 30 minutos para cozinhar os legumes e gratinar.
Bom apetite!!

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Pacotinhos de couve e soja

Após postagens e mais postagens, finalmente uma receita de soja!!! Os vegetarianos vão amar!!! Quem não é vegetariano também vai gostar, aposto! Normalmente, nós, que não somos vegetarianos, temos um leve preconceito em relação a carne de soja. Talvez seja porque ficamos comparando a carne de soja com carne vermelha.... e é óbvio que não é a mesma coisa! São coisas completamente diferentes e com sabores bem distintos. Sei que várias pessoas se identificarão com essa descrição quando lerem o post. Então, para quebrar esse preconceito e experimentar fazer (e comer) coisas novas, segue abaixo uma das receitas de soja que criei. Lembrem-se de não ter receio ao experimentar comidas novas e diferentes. Vocês podem se surpreender! E para os muitos leitores vegetarianos que já adoram soja, bom apetite!
Ingredientes:
130g de proteína texturizada de soja
06 xícaras de água quente
02 colheres de vinagre de arroz
01 cebola picadinha
04 dentes de alho espremidos
01 colher de chá de gengibre picadinho
01 colher de sopa de salsinha picada
raspas de limão siciliano a gosto
06 folhas grandes de couve (bonitas, sem rasgos e furos)
sal / pimenta / azeite a gosto
Modo de preparo:
 Deixar a soja de molho na água quente e no vinagre para hidratar por uns 40 minutos. Enquanto isso prepare as folhas de couve. Coloque água para ferver em uma panela grande. Vá colocando as folhas de couve, uma de cada vez, na água fervente para que amoleçam e cozinhem. Deixe as folhas fervendo por uns 8 minutos (vai depender do tamanho da folha). Após retirar as folhas da água fervente, coloque-as imediatamente em um recipiente com água gelada (de preferência com cubos de gelo), para interromper o cozimento e para a coloração continuar bem viva e bonita. Escorra a soja da água em que ficou de molho. Para fazer o recheio, refogue a cebola, o alho e o gengibre no azeite até dourarem levemente. Acrescente a soja, a salsinha e as raspas de limão. Tempere com sal e pimenta. Tampe a panela e deixe cozinhando em fogo baixo para apurar o sabor. Após o recheio pronto, abra as folhas de couve e coloque umas 03 colheres do recheio em cima, regando com um fio de azeite. Feche dobrando as laterais, formando um pacotinho. Está pronto!