domingo, 27 de março de 2011

Arroz integral 7 grãos com açafrão, vagem e pupunha

A receita de hoje é bem gostosa, faz super bem ao nosso organismo e é facílima de ser feita. Bom, pela primeira vez estou postando algo com açafrão por aqui. Mas o que vem a ser açafrão? Existem vários tipos espalhados pelos mercados. Mas a maioria não é açafrão e sim cúrcuma, ou açafrão-da-terra, como também é conhecida. Esse "falso" açafrão é vendido em pó (um pó amarelo), não tem um sabor muito marcante e tem um preço ótimo. Já o verdadeiro açafrão, por vir de uma florzinha, tem um preço altíssimo. Estima-se que é uma das especiarias mais caras atualmente.... Mas é claro que as vezes a gente faz uma graça né... e compra só um pouquinho...rs! Enfim, voltando a teoria, a explicação por essa especiaria ser tão cara, é que para serem preparados 1 kilo de açafrão, precisam-se que 100 mil flores passem por todo um processo manual. Bom, na gastronomia, ele costuma ser usado em pratos famosos como na tradicional paella espanhola e no famoso risoto milanês italiano. Esse açafrão tem um sabor forte e marcante, por isso deve ser usado moderadamente. Pode ser encontrado em mercados em filetes ou também em pó. Para matarem a curiosidade, peguei no wikipedia uma foto da flor e uma foto dos filetes:
Flor de açafrão                       Filetes de açafrão

Para a receita abaixo, só usei alguns filetes. Prestem muita atenção na quantidade que vão usar, para que não mascare os outros sabores da receita. Quem tiver a oportunidade de experimentar, me conte depois como foi!
Ingredientes:
03 dentes de alho espremidos
20g (aproximadamente) de vagem francesa cortada em 03
1/2 xícara de palmito de pupunha picado em cubos
1/2 xícara de arroz integral 7 grãos (se preferir, pode usar outro)
filetes de açafrão puro a gosto
02 xícaras de água fervente
sal / pimenta / azeite a gosto
Modo de preparo:
Em uma panela refogue os dentes de alho no azeite até começarem levemente a dourar. Adicione a vagem, refogando por uns 6 minutos. Se o seu pupunha for in natura (cru), coloque-o na panela agora. Acrescente o arroz, o açafrão, tempere com pimenta e mexa por uns minutos até começar a agarrar no fundo da panela. Jogue a água, tempere com sal e reduza o fogo ao mínimo. Após a água secar, o arroz deve estar cozido. Caso ache necessário, acrescente um pouco mais de água..... e fique calmo! Esse arroz é mais duro mesmo, demora mais a cozinhar. Despois de cozido, caso o seu pupunha seja em conserva, acrescente-o ao "risoto" agora. Misture bem e sirva com um fio de azeite por cima. Eu coloquei alguns tomates-cereja para colorirem ainda mais o prato, mas não é obrigatório.
Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário