segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Vagem e frango crocantes

Semana passada eu estava com muuuuuuita vontade de comer vagem-francesa; pra quem não sabe, existem 03 tipos de vagem (que eu conheço): manteiga, macarrão e francesa.
É... sei que é uma vontade estranha, até porque não conheço ninguém que fique com vontade de comer vagem (e ainda por cima, francesa....). Normalmente as pessoas têm vontade de comer hamburger, pizza, massas.... Bom, eu queria porque queria comer a bendita vagem! E esse tipo é difícil de achar. Fui três vezes no Zona Sul e nada...(e a vontade só aumentava...). Como uma boa brasileira, não desisto nunca! Voltei pela quarta vez e lá estava ela, naquela parte maravilhosa de produtos orgânicos, a qual eu quero levar tudo pra casa (cogumelos frescos, aspargos, alcachofras, tomate-cereja, frutas exóticas, palmito in natura.... ai ai ai....tudo de bom e caro). Comprei a vagem e fui correndo pra casa fazer!! Pra acompanhar, fiz uns filezinhos de peito de frango assados com gergelim. Comida prática e deliciosa!!
Ingredientes para o frango:
06 filés de frango
gergelim branco torrado (aproximadamente 40g)
gergelim preto (aproximadamente 40g)
1/4 xícara de vinho tinto seco
Sal / pimenta / Azeite a gosto
Modo de preparo:
Tempere os filés com sal e pimenta e coloque o vinho tinto. Deixe marinando por mais ou menos 1 hora para o frango absorver um pouco o sabor do vinho. Sobre uma travessa coloque os dois tipos de gergelim misturados e vá passando o frango até o gergelim grudar em todo o filé. Unte um tabuleiro com azeite, coloque os filés, cubra com papel-alumínio e leve ao forno (180ºC) por aproximadamente 40 minutos ou até os filés dourarem.
Ingredientes para a vagem:
600g de vagem-francesa
02 colhere de sopa de açúcar mascavo
08 colheres de saquê
Sal / pimenta / Azeite a gosto
Modo de preparo:
Coloque as vagens em uma panela com água fervendo e deixe por alguns minutos (uns 8 minutos), só para amolecerem um pouco. Não é para cozinhar, senão elas não vão ficar crocantes. Depois escorra e lave com água fria par interromper o cozimento.
Em uma wok (frigideira oriental grande- se não tiver, use uma panela bem grande), coloque o azeite e deixe esquentar bem. Coloque as vagens e vá mexendo a panela aos poucos para todas dourarem por igual. Acrescente o açúcar mascavo, mexa bem e depois jogue o saquê. Sempre em fogo alto. Mexa a panela de vez em quando para que o sabor se misture em todas as vagens. Vai estar pronto quando as vagens estiverem douradas e o liquido do fundo da panela estiver seco. Não esqueça de colocar sal e pimenta a gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário