quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Caldinho de feijão azuki com tofu

Queridos leitores, a receita de hoje é muito especial! Por dois motivos: além de ser suuuper saudável e nutritiva, ela atende aos pedidos dos nossos leitores vegetarianos que adoram de tofu!
O feijão azuki, é um tipo de feijão asiático, muito usado na culinária japonesa. Esse tipo de feijão é um dos mais nutritivos que existe. Ele é rico em proteínas, potássio, fibras, ferro, cálcio e vitaminas da família B. Os especialistas dizem, que acompanhado de arroz integral, ele oferece uma combinação nutricional completa ao organismo. Bom, agora gastronomicamente falando, posso dizer que esse feijão é bem saboroso e de fácil preparo. Ele cozinha muito rápido e pode ser preparado de inúmeras maneiras.
Já o tofu, é um queijo produzido a partir do leite de soja. É rico em proteínas e pouco calórico. Não é tão saboroso quanto o queijo-de-minas, porém existem algumas formas de cozinharmos ele para deixa-lo saboroso. Vejam a receita abaixo.
Ingredientes para o feijão:
250g de feijão azuki
03 folhas de louro
04 dentes de alho amassados
01 pedacinho de gengibre amassado
Coentro picadinho
Azeite / sal / pimenta
Modo de preparo do feijão:
Deixe o feijão de molho por umas 10 horas, trocando a água algumas vezes. Coloque o feijão e o louro em uma panela e cubra com água. Coloque dois dedos de água acima do feijão. Deixe cozinhando até o feijão ficar macio. Refogue no azeite o alho e o gengibre. Deixe dourar. Acrescente esse refogado ao feijão, juntamente com sal a gosto e deixe cozinhando em fogo baixo para o caldo engrossar e para o feijão "pegar" o sabor do tempero. Após cozido, bata no liquidificador até ficar lisinho. Volte para a panela para esquentar.
Ingredientes para o tofu:
200g de tofu firme sem sabor
Ervas frescas em geral (as de sua preferência): cebolinha, hortelã, orégano, coentro, tomilho, erva-doce...
Azeite a gosto
01 colher de sopa de saquê
sal / pimenta
Modo de preparo do tofu:
Corte o tofu em fatias e coloque em uma travessa. Acrescente as ervas picadinhas, o sal, a pimenta e regue com bastante azeite. Misture bem e deixe na geladeira por umas 6 horas marinando. Ao término dessas horas, aqueça uma frigideira antiaderente e coloque as fatias do tofu para grelhar. Vire o lado para que os dois lados sejam grelhados por igual. Deixe ficar torradinho e dourado. Após estarem dourados, corte em cubinhos pequenos.
Montagem:
Coloque em um bowl o feijão quente. Espalhe um pouco do tofu por cima e por último salpique o coentro picado. Se quiser, coloque um fio de azeite e umas gotinhas de tabasco.
Sirva a seguir!

Um comentário: