domingo, 11 de dezembro de 2011

Para nutrir e não desperdiçar: Ensopado de folhas e talos de brócolis com grão-de-bico

Sabe quando compramos algum legume ou verdura e vem aquele monte de folhas e talos? Você joga tudo fora? Se a resposta foi sim, prepare-se! Vou começar aqui no blog uma campanha que vai evitar o desperdício desses alimentos e nutrir seu corpo! Vou falar um pouco do legume/verdura o qual não costuma ser aproveitado e dar uma receita o usando.
Bom, no caso de hoje, vamos falar do brócolis. Essas folhas e talos que vem no brócolis e normalmente são desperdiçados, são gostosos e fazem muito bem! Essas folhas são riquíssimas em betacaroteno, minerais e vitaminas, além de terem poucas calorias. Então, por que jogar fora se fazem tão bem e ainda são gostosas?
Acredito que talvez seja coisa de costume. Em alguns lugares do Brasil essas folhinhas são vendidas em feiras livres como qualquer legume ou verdura. Então vamos para a cozinha fazer com que essas pobres e inutilizadas partes das hortaliças, se tornem estrelas em comidas saborosas e nutritivas!
Hoje a receita é de um delicioso ensopado vegetariano de folhas e talos de brócolis com grão-de-bico. Pra variar, é um prato super prático e fácil de fazer! Juntando no prato com um arroz integral, fica uma delícia e completa a sua refeição, sem precisar de carne. É isso!

Ingredientes:
o  1/2 cebola picada
o  02 dentes de alho amassados
o  folhas e talos de brócolis cortados grosseiramente (eu usei as folhas e talos de 02 brócolis, mas coloque a quantidade que desejar)
o  01 tomate picado sem semente
o  02 xícaras de grão-de-bico cozido
o  01 concha de caldo de legumes
o  azeite / curry / sal / pimenta a gosto

Modo de preparo:
o  Aqueça uma panela larga com azeite e refogue a cebola em fogo bem baixo.
o  Após ficar bem transparente, adicione o alho e refogue por uns 3 minutos.
o  Acrescente as folhas e talos do brócolis e o tomate. Misture bem e cozinhe por uns 10 minutos.
o  Adicione o grão-de-bico, o caldo de legumes, o curry e tempere com sal e pimenta.
o  Cozinhe por uns 15 minutos com a panela destampada, sempre em fogo baixo, até o caldo ficar mais seco e encorpado.

2 comentários: