terça-feira, 28 de setembro de 2010

Polvo assado com batatinhas calabresas

Bom, não sei já falei aqui no blog, mas sou apaixonada por frutos do mar. Sempre que vou a peixaria é um problema.... não consigo me controlar e acabo saindo carregada de coisas (e gastando um monte de dinheiro também ...). Sempre compro polvo, lula, camarão, vários peixes em postas, em filés, inteiros.... vou escolhendo tudo que está bonito e fresquinho!!
Bom, pra quem não sabe escolher peixe, aí vai a dica: os olhos devem estar firmes (e não molengas como costumamos ver em alguns lugares), as escamas e a barriga tem que estar durinhas e guelras devem estar vermelhas (não sangrando!). Para outros frutos do mar, a regra é basicamente a mesma: devem estar sempre firmes, sem cheiro forte e bonitos!
Esse polvo, fiz no forno com alguns temperos e batatas calabresas. Uma delícia!!

Ingredientes:
20 batatinhas calabresas cortadas ao meio
01 polvo com 2kg
01 cebola inteira
02 xícaras de vinho tinto seco
01 cebola picada
02 dentes de alho picados
01 punhado de tomilho fresco (pouco)
01 pedaço pequeno de gengibre picado
01 tomate bem maduro picado sem pele e sem sementes
01 pitada de gengibre em pó
01 colher de sopa de molho de peixe (nam plá - é encontrado em garrafas, em lojas de produtos asiáticos)
azeite, sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Lave bem o polvo em água corrente. Coloque em uma panela, acrescente o vinho tinto e termine de cobrir com água. Coloque a cebola inteira na panela (pode ser com a casca mesmo. Só lave antes!) - Dica: A cebola vai "dizer" quando o polvo está cozido. É só espetar a cebola com um garfo. Se o garfo entrar com facilidade, o polvo está cozido. - Cuidado para não cozinhar o polvo mais que o necessário, senão ele fica borrachudo.
Enquanto o polvo cozinha, coloque as batatas em um refratário. Adicione um pouco do tomilho (deixando o restante para ser usado depois), metade do gengibre, o tomate picado sem pele e sem sementes, azeite, sal, pimenta e 1/4 de xícara de água. Misture bem (o ideal é misturas com as mãos para que os sabores se misturem), cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido (220ºC) por uns 30 minutos.
Retire o polvo já cozido da panela (guarde um pouco da água do cozimento) e corte em pedaços médios.
Em uma panela, refogue no azeite, a cebola picada, o restante do gengibre picado e o restante do tomilho. Deixe cozinhar até a cebola murchar. Coloque o polvo cortado, o molho de peixe e 2 conchas da água que cozinhou o polvo. Deixe ferver em fogo alto por uns minutos.
Retire o refratário com as batatas do forno e empurre-as para as laterais. Coloque a mistura do polvo no centro. Asse em forno médio (220ºC) por aproximadamente 25 minutos e depois aumente o fogo para (280ºC), assando por mais 08 ou10 minutos até que a batata esteja gratinada e o caldo reduzido.
É só servir!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário