domingo, 3 de julho de 2011

Falsos suflês com couve-flor

A receita de hoje é simples, prática e sem grandes complicações! Atende a todos, especialmente os vegetarianos. É deliciosa e completa (por incrível que pareça), então, coma só com uma saladinha de folhas.
Tem muita gente, como eu, que esquece de incluir ovos no cardápio. É um absurdo! Precisamos comer os benditos ovos e sem esquecer que eles são de origem animal e são ricos em proteínas, substituindo a carne nas refeições. Teoricamente, não podemos misturar os ovinhos com outras carnes....
Bom, estava com essa receita na cabeça e quando fui colocar em prática e ela ficou pronta, me dei conta de que ficou muito melhor do que eu imaginava! O suflêzinhos de mentira ficaram lindos e deliciosos! Tentem fazer em casa e depois me contem. Se não gostarem de couve-flor, experimentem colocar cenoura, brócolis, vagem, ervilha... Ah! Dá pra fazer com um inúmeros legumes!
Mãos a obra!!

Ingredientes:
o  01 couve-flor pequena ou meia grande
o  1/2 cebola picada
o  01 colher de sopa de mostarda dijon em grãos (se não tiver, use a escura)
o  7 ovos (Isso mesmo. Não se assuste, pois dá para vários suflês e você só vai comer um ou dois!)
o  1 pote de iogurte desnatado (160g)
o  01 colher de sopa de requeijão
o  Azeite / sal / pimenta a gosto

Modo de preparo:
o  Cozinhe a couve-flor em água fervente com sal. Escorra e pique gorsseiramente.
o  Em uma panela, refogue a cebola ate murchar. Acrescente a couve-flor e refogue por uns 5 minutos.
o  Acrescente a mostarda. e refogue por mais 3 minutos. Apague o fogo e reserve.
o  Bata 04 claras em neve, em picos firmes.
o  Em outra tigela, bata na batedeira 03 ovos, as 04 gemas das claras que foram batidas em neve, o iogurte desnatado e o requeijão.
o  Adicione essa mistura às claras em neve e misture delicadamente com uma espátula. Corrija o sal e tempere com pimenta.
o  Unte forminhas de suflê ou forminhas de muffin com azeite e coloque 2 colheres do refogado de couve-flor no fundo. Cubra com o creme de ovos e leve ao forno (180ºC), assando ate dourar e ficar cozido. Para saber se está cozido, enfie um palito no centro de cada sufle, se sair seco esta pronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário